Home » Notícias » Pessoa Idosa » MPRN obtém cofinanciamento do Estado para abrigos de idosos

MPRN obtém cofinanciamento do Estado para abrigos de idosos

Edital de chamamento público para seleção de Instituições de Longa Permanência para Idosos já foi publicado
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve extrajudicialmente o comprometimento do Estado para cofinanciar parte das despesas que Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Natal têm com os idosos. Esse acordo foi feito com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

Como resultado desse esforço conjunto, já foi publicado um edital de chamamento público para a seleção das ILPIs. O objetivo é credenciar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, denominadas que se encaixem na definição de ILPIs, com atuação em Natal, Assu-Mossoró, Sertão do Apodi, Agreste Litoral Sul e Seridó.

A finalidade do edital é possibilitar a abertura de 80 vagas para acolhimento regionalizado para pessoas idosas em situação de violência e/ou violação de direitos. Sendo a metade para para Natal e outra metade para as demais regiões do Estado no valor de R$ 1.500,00 por pessoa idosa acolhida. O valor global do edital garantirá o aporte anual de R$ 720 mil, dividido de forma igualitária entre as instituições existentes em Natal credenciadas ao final do certame.

A publicação do edital motivou o arquivamento de um inquérito civil que o MPRN tinha instaurado no âmbito da 42ª Promotoria de Justiça. O procedimento visava fiscalizar os repasses financeiros às Instituições de Longa Permanência de Idoso, tanto pelo Estado do Rio Grande do Norte quanto pelo Município de Natal, bem como a ausência de reajuste nos valores repassados pela Prefeitura.

“É uma ótima notícia para as ILPIs e para os idosos que precisam de cuidados e proteção. As inscrições já estão abertas e podem ser recebidas pela Sethas”, destacou a promotora de Justiça Suely Magna, reforçando que as audiências extrajudiciais e as reuniões com as instituições, bem como as inspeções anuais e o acompanhamento de perto do fluxo das ILPIs em Natal, permitiu as tratativas na seara extrajudicial, culminando no cofinanciamento.

Após articulação do MPRN junto à Sethas, durante anos de tentativa, foi inserida na previsão de financiamento para as ILPIS filantrópicas no Plano Plurianual (PPA-2023), bem como no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 da Secretaria.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo