Portal do MPRN

Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Unanimidade de votos em sentença favorável ao MP

Unanimidade de votos em sentença favorável ao MP

Compartilhar
Imprimir

2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN mantém sentença que determinou a ampliação dos leitos de UTI

Foi unânime a votação dos Desembargadores da 2ª Câmara Cível do RN que manteve a sentença da 1ª Vara da Fazenda Pública, a qual determinou, favoravelmente ao Pedido do Ministério Público do RN, dentre outras medidas, que o Estado e o Município ampliem os leitos de UTI, conforme determinado pela Portaria Ministerial nº 1.101/2002, em 7% dos leitos totais, abrangendo os grupos etários adulto, pediátrico e neonatal, levando em consideração a população existente.

O Ministério Público Estadual instaurou o Inquérito Civil n.º 012/2006, em agosto de 2006, cujo objetivo era investigar a demanda de leitos de UTI na rede de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o quantitativo de profissionais médicos intensivistas, tanto no Estado como no Município.

As investigações realizadas pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde identificaram vários problemas, entre eles: insuficiência de leitos de UTI; a concentração de leitos na Capital, em detrimento da precária estrutura existente no interior; a insuficiência de pessoal qualificado, em especial médicos intensivistas; e a falta de estrutura dos hospitais públicos para a instalação de novos leitos, problemas que justificaram o ajuizamento da Ação Civil Pública.

A Juíza da 1ª Vara da fazenda Pública decidiu favoravelmente ao pedido do MP. O Estado e Município não apresentaram recurso e decorrido o prazo, o processo subiu para a 2ª instância devido a necessidade de confirmação da condenação do ente público pela instância superior à da sentença inicial.

Em segunda instância o pedido do MP foi aprovado com unanimidade. De acordo com o relator do processo, o desembargador João Rebouças, conforme a Portaria Ministerial n° 1.101/2002 o Estado não possui quantidade de leitos de UTI suficientes. Deveria haver de 300 a 360 leitos instalados, sendo que destes, de 77 a 94 deveriam estar no Município de Natal. Nos autos do processo, o MP/RN informou que no Estado existem apenas 363 leitos de UTI, sendo 246 nos hospitais privados.

O Desembargador João Rebouças afirmou ainda que relativamente a recursos financeiros para implementação das melhorias no atendimento hospitalar, tanto o Município quanto o Estado recebem recursos federias para gerir de forma plena o Sistema Único de Saúde. “O que não se admite é que, por conta de ineficiências administrativas, o Poder Público, seja ele Federal, Estadual ou Municipal, deixe de dispor de quantidade suficiente e necessária de leitos de UTI” declara.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Acessar o conteúdo