Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Municípios aderem ao Plano Estadual de Redução da Mortalidade Infantil

Municípios aderem ao Plano Estadual de Redução da Mortalidade Infantil

Compartilhar
Imprimir

Compromisso foi firmado durante reunião entre representantes do Ministério Público, do Governo do Estado e de nove municípios potiguares

Reafirmar o compromisso de nove municípios do Rio Grande do Norte com o Plano Estadual de Redução da Mortalidade Infantil. Esse foi o objetivo da reunião mensal do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Fórum Perinatal, que contou com a participação da Promotora de Justiça Danielle de Carvalho Fernandes, da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, do Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, além de Prefeitos, Secretários e profissionais da área de saúde.

A reunião foi realizada na última segunda-feira (11) e teve como produto, um compromisso pela redução da mortalidade materna e infantil, assinado por representantes dos municípios de Macaíba, Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Currais Novos, Parnamirim, Natal, Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Segundo a Promotora Danielle Fernandes, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania, 76% dos óbitos em recém-nascidos são de causas evitáveis. “O Ministério Público assume uma postura de cobrança dos gestores municipais e estaduais para que haja uma resolutividade regional, para que as mães não precisem se deslocar para terem seus filhos”, disse a Promotora.

Ao fim da reunião, os representantes municiais assumiram o compromisso de aplicar medidas que garantam a ampliação dos leitos de UTI neonatal nos municípios, evitando assim a peregrinação das mulheres na hora do parto.

DENGUE

Nesta terça-feira (12), a Promotora Danielle Fernandes participa de uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa, para discutir e articular ações entre os órgãos do Estado e dos municípios, que garantam o enfrentamento da epidemia de dengue no Estado.

Segundo o boletim epidemiológico da dengue no RN, desde o início do ano foram contabilizados 6.643 casos da doença. O que representa um aumento de 690% em relação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo