Em reunião com o comando da Ronda Escolar o Promotor de Justiça da Educação, Raimundo Sílvio, definiu estratégias para enfrentamento à violência nas escolas.
Como forma de prevenir a violência nas escolas o Promotor de Justiça de Defesa da Educação, Raimundo Sílvio Dantas Filho, se reuniu com o Comando da Ronda Escolar da Polícia Militar na última terça-feira, 27.
Os representantes da Ronda Escolar apresentaram relatório de suas primeira atividades e, em parceria com o Ministério Público, definiram estratégias para a ação preventiva de enfrentamento da violência escolar. Entre os principais encaminhamentos deliberados na reunião estão: continuar o levantamento que já vem sendo realizado nas escolas, sobre atos de indisciplina e violência; realizar reunião com os gestores das escolas para discutir medidas de prevenção e os procedimentos a serem adotados quando surgirem as ocorrências nas escolas; encaminhar à Justiça da Infância e da Juventude os casos que configurem ato infracional (seja com dano a pessoas ou ao patrimônio público); e alertar os pais sobre a eventual vulnerabilidade dos filhos ao assédio de pessoas que desejam envolvê-los nos conflitos e induzi-los à criminalidade, ao consumo de drogas e até à prostituição. Além disso, ficou acertado que os espaços críticos identificados devem ser ocupados pela Ronda Escolar, de forma a impedir os ataques ou reprimi-los o mais rápido possível.
A Ronda Escolar, criada a pouco mais de um mês, é uma iniciativa da Polícia Militar para tentar reprimir a violência entre os estudantes da rede pública de ensino. “O pelotão de Ronda Escolar vem desenvolvimento um trabalho notável para combater a violência escolar. Mas é indispensável, nesse trabalho de prevenção, que os pais acompanhem mais de perto a vida escolar dos filhos. A parceria da família pode fazer uma grande diferença. Essa proximidade dos pais pode ser decisiva para manter os filhos distantes da violência e das drogas”, reconhece Raimundo Sílvio.
Como forma de trazer os pais para mais perto das escolas, o Promotor de Justiça de Defesa da Educação continua com as visitas às escolas da cidade; onde realiza reuniões com os país e responsáveis pelos alunos para sensibilizá-los sobre a importância da participação deles na vida escolar dos filhos. A próxima visita acontece às 9h de amanhã, 30, na Escola Nossa Senhora da Apresentação, localizada na Av. Boa Sorte, n. 22, Bairro Nossa Senhora da Apresentação.