Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » Recomendação pede distribuição de insumos específicos para pacientes

Recomendação pede distribuição de insumos específicos para pacientes

Compartilhar
Imprimir

Entre os insumos estão: ureteres, sondas, coletores de urina, sondas nasogástrica e sondas uretrais.

“Garantir o fornecimento e a continuidade, nos meses seguintes, dos insumos específicos para usuários que necessitam de insumos especiais, dentre os quais ureteres, sondas, coletores de urina, sondas nasogástrica e sondas uretrais”. Esse é o teor da Recomendação nº 21/2011 expedia pela Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Elaine Cardoso de M. Novais Teixeira para a Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

As medidas propostas pela Promotora de Justiça se baseiam em sugestões discutidas com representantes da própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em audiências realizada no Ministério público. O objetivo é solucionar a deficiência no fornecimento de insumos específicos para pacientes que apresentam necessidade especiais.

A Recomendação prevê ainda medidas como: a elaboração de cadastro dos usuários junto às unidades municipais de saúde próximas de suas residências, contendo nome, qualificação, quantitativo de insumos e periodicidade de uso, o que, encaminhado para a Chefia da Assistência Farmacêutica no DSL, possibilitará a aquisição programada e periódica, com a consequente prevenção de desabastecimento; e a utilização do cartão do usuário pelos pacientes no momento do recebimento dos insumos específicos, e anotação também pela unidade de saúde, permitindo o controle e planejamento adequado da dispensação.

Clique AQUI e confira a íntegra a Recomendação

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo