A expectativa é a recondução do atual Procurador Geral de Justiça Manoel Onofre de Souza Neto
Os membros do Ministério Público Estadual participam hoje, 08, da eleição para Procurador Geral de Justiça. A expectativa é de que o atual chefe da Instituição seja reconduzido, uma vez que ele é candidato único.
A votação, que pode ser acompanhada em tempo real no site www.mp.rn.gov.br/eleicao, começou às 8h e deve seguir até as 14h em Natal (na sede da Procuradoria Geral de Justiça) e Mossoró (na sede das Promotorias de Justiça). São 220 Procuradores e Promotores de Justiça com direito a voto.
Manoel Onofre é natural da cidade de Umarizal (RN) e tem 14 anos de carreira no Ministério Público Estadual. Mestre em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade Clássica de Lisboa, em 2002, Manoel Onofre é titular da 65ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal e destacou-se por sua luta na garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Estado.
Na sua primeira gestão na chefia do MPRN, Manoel Onofre, promoveu a restruturação da instituição, conseguiu a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores, instituiu o Gabinete de Segurança institucional e concluiu os concursos para Promotores de Justiça substituto e servidores.
Entre suas conquistas enquanto Promotor de Justiça estão o trabalho como Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC) e a implementação dos Conselhos Tutelares e de Direitos das Crianças e Adolescentes em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Esta última foi fruto de sua atuação nos três anos e meio em que esteve à frente ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude (CAOPIJ). Ao assumir o CAOPIJ, em 2004, o RN contava com apenas 39 Conselhos implantados e ao final da sua gestão faltavam apenas quatro. Atualmente o Estado já conta com Conselhos em todos os seus municípios, garantindo à população um mecanismo fundamental à defesa dos direitos das crianças e adolescentes.