Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » Dirigentes preparam planejamento estratégico nacional do MP

Dirigentes preparam planejamento estratégico nacional do MP

Compartilhar
Imprimir

Gestores dos MPs no Brasil concordaram sobre a importância de identificar metas comuns para avançar nos resultados alcançados pela instituição para a sociedade

Alguns dos principais dirigentes do Ministério Público no Brasil estiveram reunidos no final de setembro, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, para preparar o lançamento do processo de planejamento estratégico nacional da instituição.

A presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheira Cláudia Chagas, apresentou o projeto, incluindo uma proposta de atividades que se inicia já em outubro. “Respeitando-se as autonomias e a independência funcional, vamos buscar metas comuns, que poderão contribuir para a maior eficiência do Ministério Público”, destacou a conselheira.

“Vemos com extrema alegria essa iniciativa do Conselho Nacional”, disse o procurador-geral de Justiça de São Paulo e presidente eleito do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Fernando Grella. “Entendo que é fundamental um trabalho de planejamento que respeite a autonomia, as especificidades, e dê apoio aos Ministérios Públicos para definirem seus próprios planejamentos, extraindo pontos comuns”, avaliou.

Para o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), César Mattar Jr., o planejamento nacional é de absoluta relevância. "Quem sabe assim, num curto espaço de tempo, poderemos dar um caráter nacional ao MP, diminuindo as discrepâncias entre os estados e entre os ramos do MPU. Esse planejamento vai ser referencial para todo o MP brasileiro. A partir dele, o MP tomará novos rumos", apostou. "Está na hora de buscar convergências", acrescentou o procurador-geral de Justiça de Goiás, Eduardo Abdon, responsável pelo planejamento estratégico no CNPG. "Não há outro caminho para a consolidação do Ministério Público".

O secretário-geral do Ministério Público Federal, Lauro Pinto Cardoso, assinalou que a instituição está iniciando seu processo de planejamento estratégico. "Estamos plenamento à disposição para colaborar com o planejamento nacional", afirmou.

Também participaram do encontro os conselheiros Achiles Siquara, Mario Bonsaglia e Luiz Moreira; o procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito; a procuradora-geral da Justiça Militar, Cláudia Ramalho Luz; a procuradora-geral do Distrito Federal, Eunice Amorim; o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Antônio Carlos Bigonha; o presidente da Associação do Membros do MPDFT, Carlos Alberto Cantarutti; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público do Trabalho, Sebastião Caixeta; e o vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Militar, Ailton José da Silva.

Com informações da Secretaria de Comunicação do Conselho Nacional do Ministério Público.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo