Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » Marcco pede à Femurn que estimule criação controle interno

Marcco pede à Femurn que estimule criação controle interno

Compartilhar
Imprimir

A maioria das prefeituras do RN não dispõe do setor que, por lei, deve ser instalado em todo órgão público

 

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção, Marcco, visita hoje, 25, às 14h, a Federação do Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) para pedir ao presidente que estimule os municípios a implementarem o controle interno nas prefeituras. "A maioria das cidades não conta com este trabalho que é de fundamental importância na transparência dos gastos públicos", diz a coordenadora do Marcco, Promotora de Justiça, Juliana Limeira.
Por lei, todo órgão público tem que criar um setor ou departamento de controle interno para verificar os procedimentos administrativos e contábeis, acompanhar se os processos de licitação estão sendo feitos dentro dos limites da lei, se não está tendo desvio de recursos públicos. É uma espécie de auditoria interna.
Na solicitação que será feita pelo Marcco à Femurn também vai a orientação para que as prefeituras disponibilizem profissionais concursados para trabalhar com o controle interno, evitando a participação de profissionais que ocupem cargos comissionados para garantir o distanciamento com o gestor.

 

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo