Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » MP resgata memórias com Galeria de Procuradores e Corregedores Gerais

MP resgata memórias com Galeria de Procuradores e Corregedores Gerais

Compartilhar
Imprimir

Inauguração e reinauguração de Galerias buscam resgatar história do MPRN

Será inaugurada no próximo dia 15, às 17h30, na sede da PGJ, a Galeria dos Corregedores  Gerais, e reinaugurada a dos Procuradores Gerais de Justiça do Ministério Público do RN.

Apesar de já haver sido inaugurada, a Galeria dos Procuradores Gerais estava incompleta e foi preciso uma pesquisa mais detalhada para reunir dados que pudessem organizar todos os chefes  do MPRN. A pesquisa foi realizada pela equipe do Memorial, cujo projeto surgiu em  maio de 2006.

De acordo com as informações coletadas pelo Memorial, o 1º Chefe da instituição, que na época era chamado de Procurador Geral do Estado, foi o Desembargador Joaquim Ferreira Chaves Filho, em 1892, ano em que foi criado o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do RN. Já o 1º Procurador Geral de Justiça do Estado foi nomeado no ano de 1966, o Desembargador Antonio Luiz de Aguiar Mattos Serejo, quando houve, enfim, uma mudança de nomenclatura do cargo. Desde então, apenas membros da instituição podem ocupar o cargo de PGJ. Até hoje, foram 38 entre Chefes do MP e Procuradores Gerais de Justiça.

Quanto aos Corregedores Gerais, foram 11 desde a criação do cargo, no ano de 1965, sendo o primeiro o também ex-Procurador Geral de Justiça Antonio Luiz de A. M. Serejo.

A inaugração da Galeria faz parte de um processo de valorização da história da instituição. Afinal de contas, é preciso refletir: quais memórias o MPRN quer deixar para as futuras gerações?

Confira fotos das Galerias:

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo