Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » Em 24h campanha pela água potável já tem mais de mil assinaturas

Em 24h campanha pela água potável já tem mais de mil assinaturas

Compartilhar
Imprimir

Lançada ontem, dia munidal da água, a campanha Salve a água potável de Natal já conta com mais de mil assinaturas.

Lançada há menos de 24h a campanha “Salve a água potável de Natal” já contabiliza 1.159  assinaturas.

“Hoje em dia não se faz mais saneamento básico sem a participação da sociedade”, lembrou a Promotora de Justiça Gilka da Mata. “A população tem o poder de controle social. Ela precisa exercer o seu papel”.

O abaixo-assinado continua recebendo adesões. Para participar basta acessar   www.mp.rn.gov.br/aguapotavel.

Saiba mais sobre a campanha

O esforço conjunto do MP e de vários outros parceiros visa pressionar as autoridades para solucionar o problema da contaminação do aquífero do San Vale, última reserva de água potável da capital.

A região da Zona de Proteção Ambiental do San Vale (ZPA – 1) possui sete poços da CAERN, que abastecem 13 bairros de Natal e, diferentemente, da maioria dos poços de abastecimento de água da cidade que estão comprometidos (níveis de nitrato acima de 10 mg/l), os do San Vale ainda se encontram com os níveis de contaminação aceitáveis dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (abaixo de 10 mg/l).

Como os poluentes das fossas sépticas existentes nos bairros adjacentes ao San Vale caem no lençol freático, transformam-se em nitrato e se movimentam em direção aquela região de proteção ambiental, a preocupação do Ministério Público é evitar a continuidade do lançamento de poluentes das fossas no subsolo e conseguir a instalação de um sistema de esgotamento sanitário no entorno da área em que se encontram os poços de abastecimento.

A proposta do Ministério Público é pressionar o poder público para implantar soluções efetivas para salvar o San Vale, impedindo que a contaminação do nitrato chegue na região da ZPA – 1 e se perca o valioso manancial de água potável ali existente.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo