Home » Notícias » Infância e Juventude » MPRN adere à campanha nacional de proteção a crianças e adolescentes

MPRN adere à campanha nacional de proteção a crianças e adolescentes

Campanha Faça Bonito comemora 25 anos em 2025
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Adolescência (Caop-IJ) aderiu à campanha nacional Faça Bonito. Em 2025, a iniciativa comemora 25 anos de sensibilização para a proteção de crianças e adolescentes.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Adolescência (Caop-IJ), Sasha Alves, explicou que o mês de Maio é o mês em que a sociedade brasileira se une em uma só voz para dizer “não” à violência sexual contra a criança e o adolescente. “Os números, confirmados através de várias fontes, indicam que vivemos uma epidemia silenciosa neste tema e o Ministério Público é mais uma voz nessa rede de proteção e abraça sua missão de proteger os interesses sociais mais relevantes, a começar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes”, declarou.

Esse público é alvo de diversas formas de violações de direitos desde o trabalho infantil, a negligência, o abandono e as violências física, sexual e psicológica, além da institucional. Em um levantamento realizado pela SaferNet, 2,65 milhões de usuários tiveram acesso a conteúdos de abuso e exploração sexual infantil em grupos e canais do Telegram, em 2024.

Por isso, a campanha Faça Bonito estimula a mobilização da sociedade civil e dos órgãos governamentais para um trabalho coletivo para enfrentamento e construção de políticas públicas. O material da iniciativa conta com um conjunto de publicações de redes sociais, vídeos informativos, mas também peças como folder e outros itens gráficos. Todo o material da campanha pode ser acessado no portal oficial.

Como agir em caso de violência contra crianças e adolescentes?

Em casos de suspeita de violação de direitos de crianças e adolescentes, a população pode acessar diferentes canais para a realização de denúncias. Pode acionar o Conselho Tutelar da sua cidade, delegacias, Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal além do disque 100 e do número 190. Ainda é possível denunciar por meio da página do SaferNet Brasil – https://new.safernet.org.br/denuncie

Como acionar o MPRN na área de infância, juventude e família?

O Ministério Público potiguar pode atuar, por meios judiciais e extrajudiciais, para assegurar que direitos fundamentais como saúde, educação, cultura, lazer e alimentação sejam efetivamente respeitados para crianças e adolescentes. Por isso, a população pode acionar a instituição por meio dos contatos das promotorias de Justiça.

Nas comarcas maiores, em que há divisão de atribuições, o cidadão pode ligar diretamente para a Promotoria.

Natal:
5ª, 21ª, 65ª e 81ª Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de
Contato: 99691-0233

Mossoró:
10ª e 12ª Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude
Contato: 99614-3727

Parnamirim:
2ª e11ª Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude
Contato: 99994-6435

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo