Visita serviu para o conhecimento sobre processo de seleção e experiências exitosas, e poderá avançar para o compartilhamento de informações e cooperação entre as instituições
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Ministério Público Estadual, recebeu ontem (5) a visita de representantes da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coed) do Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (TRE/RN), em busca de compartilhar informações e experiências exitosas em relação aos estágios para estudantes dos cursos de Direito e de áreas administrativas da Instituição.
Estiveram no Ceaf as servidoras Suely de Oliveira Bezerra e Cláudia Marinho, da Seção de Lotação e Gestão de Desempenho, que foram recebidas pelo Coordenador do Ceaf, Promotor de Justiça André Mauro de Azevedo, e o Chefe do Setor de Estágios, Alexandre Henrique de Lima.
Com mais de 460 estudantes, atualmente, em estágios supervisionados na Instituição, em graduação e pós-graduação, em que pese as limitações orçamentárias e de pessoal, o MPRN, segundo o Coordenador do Ceaf, tem servido de exemplo na área de estágios, no serviço público, desde a forma como seleciona os universitários, realizada com pessoal e estrutura ministerial.
No TRE/RN, por exemplo, segundo as servidoras, a prova para selecionar os estagiários é feita mediante licitação e contratação. Já o restante do processo de escolha é realizado internamente por equipe do próprio Tribunal.
O Coordenador do Ceaf lembra que o MPRN tinha dois problemas no processo de seleção de estagiários que eram as baixas inscrições e as ausências dos inscritos para fazerem as provas. O que foi resolvido com maior divulgação junto às instituições de ensino e também com a cobrança de uma taxa para a participação dos estudantes.
Tanto MPRN quanto TRE/RN se disseram satisfeitos com a concorrência para os seus processos seletivos de universitários de Direito e grande parte de cursos da área administrativa, mas lamentaram dificuldades na seleção de estudantes, por exemplo, para algumas áreas específicas como informática e estatística.
Atualmente, o TRE/RN possui estagiários dos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Engenharia Civil e Arquitetura. A demanda para informática é segmentada nas áreas de Banco de Dados, Infraestrutura e Redes.
O pessoal do Tribunalçconheceu também sobre o processo de seleção do MP Residente, implantado no MPRN para a seleção de pós-formandos. Hoje são 60 estudantes da área jurídica e 17 da área administrativa.
O Chefe do Setor de Estágios, Alexandre Henrique de Lima, deu detalhes sobre o formulário “on-line” desenvolvido para a inscrição do estudante com vistas a seleção de estagiários do Ministério Público Estadual, que filtra o candidato por ordem de preferência por região polo e facilita para o gestor no chamamento dos aprovados. Além de ajudar a melhor distribuir os estagiários pelas Promotorias de Justiça em todo o interior do Estado.