Parceria da Fiocruz com o MPRN é pioneira
O projeto institucional do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) Transformando Destinos será um dos destaques de um vídeo que está sendo preparado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre a trajetória do projeto Redes. O foco é a parceria pioneira entre o órgão ministerial e a fundação visando a articulação intersetorial de políticas sobre drogas.
A mediadora da região Norte-Nordeste do Redes/Fiocruz, Cássia Andrade, destacou que o vídeo pretende fazer um resgate histórico do projeto. As gravações ocorrerão nas duas regiões do país e está sendo iniciada por Natal.
“Aqui encontramos uma característica diferenciada dos outros Estados e municípios que é a parceria com o Ministério Público que traz inovação e potência para o Redes”, afirmou. O material audiovisual será disponibilizado na plataforma do projeto Redes e também em um blog que está sendo preparado para o acesso livre ao público.
A intenção, de acordo com Cássia, é apresentar mais detalhes do trabalho que vem sendo feito desde 2014 no país e as conquistas alcançadas para que inspire mais parcerias exitosas no enfrentamento ao uso prejudicial das drogas. No Rio Grande do Norte, a Fiocruz trabalha o Redes em parceria com o Transformando Destinos desde 2016.
Concederam entrevistas para o vídeo, em nome do Ministério Público, uma das coordenadoras do Transformando Destinos e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e da Juventude (Caopij), Sandra Angélica e a procuradora-geral de Justiça adjunta, Elaine Cardoso.
“O Redes veio fortalecer o trabalho no território de forma articulada e intersetorial, mostrando que as ações segmentadas e isoladas precisam dar lugar a um trabalho mais coeso. E isso também aprendemos com o Transformando Destinos, com uma articulação entre nós mesmos, os promotores de diversas áreas, pensando e agindo de forma conjugada”, destacou Elaine Cardoso. Ela ainda reforçou a importância desse tipo de trabalho frente a complexidade do problema relacionado às drogas, não existindo uma solução única e nem tão pouco simples.
A equipe do Redes, composta pela supervisora e interlocutora do Projeto Redes Norte e Nordeste, Karina Rosa e Melissa Azevedo e pelo cinegrafista Paulo Ávila, ainda vão gravar entrevistas com integrantes do Comitê Gestor e Políticas sobre Drogas Estadual e Municipal do Natal e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A próxima parada do grupo será Fortaleza (CE), seguida por Aracaju (SE), de onde seguem para Boa Vista (RR).