Santa Cruz e Parelhas receberam a programação, que incluiu palestra e capacitação específica para conselheiros municipais de Políticas sobre Drogas
Com o tema “A Redução de Danos e o Controle dos Conselhos e Políticas sobre Drogas”, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) continua a programação do 3º ciclo de Oficinas do programa Transformando Destinos. Essa etapa foi realizada para 77 profissionais em Santa Cruz, no dia 3 de abril, e para 70 em Parelhas, no dia 4.
O público-alvo foram profissionais da saúde, educação, assistência social, cultura, esportes, segurança dos dois municípios citados e também de Nova Cruz, Canguaretama, Santo Antônio, Caicó e Currais Novos. Pela manhã, a palestra foi realizada pela psicóloga Melissa Azevedo. À tarde, ela promoveu uma capacitação específica apenas com os conselheiros municipais de Políticas sobre Drogas dos municípios participantes que já contam com o órgão instituído.
O evento também contou com a participação do representante do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), Franklin Horácio Soares de Castro, que também é técnico da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
Esses ciclos de oficinas integram a proposta de formação dos profissionais dos municípios contemplados com o projeto Interiorizando a Política Pública sobre Drogas. A primeira fase aconteceu em Ceará-Mirim, Macaíba, Currais Novos, Santa Cruz, Mossoró e Pau dos Ferros com o tema “O acolhimento das pessoas em sofrimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Posteriormente, esse mesmo assunto foi trabalhado em um outro ciclo de palestas em Macaíba, João Câmara, Nova Cruz, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, com o tema “Atendimento às crianças e adolescentes usuários de drogas”.
Os próximos treinamentos serão realizados ainda neste mês de abril nos municípios de São José de Mipibu (29) e Macau (30).
Confira as fotos:

Palestra em Santa Cruz

Oficina em Santa Cruz

Palestra em Parelhas