Projeto levado para as escolas buscou estimular o diálogo sobre a violência de gênero, com reflexões críticas dos alunos sobre os papéis masculinos e femininos construídos socialmente
O Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NAMVID), do MPRN, realizou em junho passado o projeto “Violência de Gênero: um diálogo possível nas escolas”, que teve como objetivo promover a discussão sobre conceitos de igualdade de gênero nas escolas municipais de Natal, provocando reflexões críticas entre os alunos do 8º e 9º anos sobre os papéis masculinos e femininos construídos socialmente.
O ambiente escolar foi escolhido por ser um espaço a favor de sua própria ação educativa na desconstrução de desigualdade de gêneros e prevenção da violência. Na oportunidade, também houve debate sobre a Lei nº 11.340 mais conhecida como Lei Maria da Penha, em que os alunos tiveram grande adesão à ação. Inclusive alguns alunos, professores e funcionários das escolas chegaram a abordar a equipe do NAMVID relatando situações de violência doméstica e familiar, vivenciada ou sobre a qual tinham conhecimento.
As escolas municipais participantes foram: Iapissara Aguiar; Antônio Severiano; Veríssimo de Melo; Otto Brito; Santos Reis; Celestino Pimentel; Mário Lira; José Sotero; Francisco Varela; e Ferreira Itajubá.
O tema da redação do Enem 2015 “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, foi abordado pelo MPRN em salas de aula. O assunto é de extrema importância nos dias atuais, devido ainda os altos índices de violência contra a mulher, oportuno para que os jovens venham a discutir e refletir sobre a questão de gênero.
O projeto “Violência de Gênero: um diálogo possível nas escolas” terá continuidade, com outras escolas públicas e particulares sendo também contempladas.