Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Recomendação do MPRN busca garantir abastecimento de água potável em Serra Negra do Norte

Recomendação do MPRN busca garantir abastecimento de água potável em Serra Negra do Norte

Compartilhar
Imprimir
Segundo a Promotoria de Justiça, a comunidade rural Cacimbas está frequentemente desprovida de abastecimento de água
 

 
Com o objetivo de garantir o abastecimento de água potável de forma imediata, regular e igualitária ao município de Serra Negra do Norte, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu uma recomendação para que a Prefeitura adote todas as providências para resolver o problema de forma imediata. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (20).
 
Segundo as apurações da Promotoria de Justiça da comarca de Caicó, que abrange a cidade de Serra Negra do Norte, o fornecimento de água à zona rural antes do período chuvoso vinha sendo operacionalizado por meio de soluções alternativas coletivas de abastecimento de água. A principal é o uso de carros-pipa, em sua maioria pelo Programa Emergencial de Distribuição de Água (Operação Pipa) do Governo Federal, executado pelo Exército.
 
Em agosto desse ano, o órgão ministerial recebeu uma reclamação registrada como Notícia de Fato, dando conta de que a comunidade rural Cacimbas está frequentemente desprovida de abastecimento de água. A localidade é uma das que recebem atendimento da Operação Pipa. O MPRN também apurou que o abastecimento foi suspenso em decorrência da inércia da gestão municipal em regularizar as exigências da legislação para participação na Operação Pipa.
 
A recomendação destaca que a Prefeitura de Serra Negra do Norte, “mesmo devidamente cientificada do problema reclamado, preferiu atribuir a responsabilidade do abastecimento na zona rural da sua área territorial exclusivamente à Operação Pipa, limitando-se a informar não dispor de outras alternativas para tanto”.
 
Outras medidas a serem cumpridas pela Prefeitura são a fiscalização do controle da qualidade da água distribuída, o desenvolvimento de mecanismos para fiscalizar os carros-pipa e a elaboração de uma tabela de distribuição de água por bairro ou região, dando ciência à população dos dias e horários em que o serviço será realizado.
 
Confira aqui a recomendação.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo