Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » Quatro municípios devem finalizar etapas da elaboração do plano de saneamento básico

Quatro municípios devem finalizar etapas da elaboração do plano de saneamento básico

Compartilhar
Imprimir
Recomendação foi emitida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cruz

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou às Prefeituras de Campo Redondo, São Bento do Trairi, Jaçanã e Coronel Ezequiel que elaborem os planos municipais de saneamento básico, cumprindo algumas medidas cujo prazo já expirou. O atendimento à recomendação visa efetuar obrigações assumidas junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), constantes do Termo de Execução Descentralizada (TED).
 

Esse compromisso objetivou a capacitação e o apoio técnico para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico a 86 municípios do Rio Grande do Norte, dentre eles, estão os quatro mencionados e alvos da recomendação emitida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cruz. 
 
As medidas que devem ser finalizadas são: ato público do Poder Executivo com a definição dos membros dos comitês; plano de mobilização e participação social e o relatório do diagnóstico técnico participativo. A unidade ministerial fixou o prazo de 10 dias para que os Municípios informem o que foi adotado para cumprirem tais medidas. 
 
Para ter acesso a recursos orçamentários federais destinados a serviços de saneamento básico, os municípios devem elaborar o respectivo plano de saneamento básico até 31 de dezembro de 2017.
 
Cada plano deverá abranger com integralidade quatro esferas de atuação: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, e manejo de águas pluviais.

Leia na íntegra as recomendações clicando nos links abaixo:

 
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo