Capacitação foi realizada na sexta, marcando início de curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz que será realizado durante toda esta semana, em parceria com Fundação Terres des Hommes
O Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) realizou mais uma edição do projeto Diálogos sobre Autocomposição, dessa vez na cidade de Mossoró, na última sexta-feira (16).
O curso “Diálogos sobre Autocomposição: conciliação, mediação e práticas restaurativas aplicadas ao Ministério Público” foi realizado no auditório do Fórum Desembargador Silveira Martins, na sede do TJRN em Mossoró, no bairro Presidente Costa e Silva, marcando o início da segunda turma do curso de formação de facilitadores de círculos de Justiça Restaurativa.
O Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz será oferecido durante toda esta semana, de 19 a 23 de março, no auditório da sede do MPRN em Mossoró, em parceria com a fundação Terre des Hommes, uma organização não governamental de origem suíça com atuação em 36 países, entre eles o Brasil, referência na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Com a certeza de que a Justiça Restaurativa é um dos instrumentos de resolução de conflitos ideal para contribuir para a redução dos índices de violência envolvendo crianças, adolescentes e jovens, o MPRN criou núcleos de Justiça Juvenil Restaurativa, além de Natal, em Mossoró e Parnamirim.
Segundo pesquisa da Terre des Hommes, 85% dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, seja em privação de liberdade ou meio aberto, iniciaram práticas consideradas de ato infracional no ambiente escolar. Daí o esforço em minimizar os efeitos da violência entre crianças e adolescentes, principalmente, durante a vida escolar, como forma de estimular o diálogo e fomentar uma cultura de paz.