Home » Notícias » Infância e Juventude » Recomendação do MPRN busca criação de Plano Estadual pela Primeira Infância

Recomendação do MPRN busca criação de Plano Estadual pela Primeira Infância

Órgão ministerial busca garantia de direitos fundamentais para crianças no RN
Compartilhar
Imprimir
imagem de crianca brincando em alusao a primeira infancia

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu uma recomendação formal ao Estado para que constitua um Grupo de Trabalho destinado à criação do Plano Estadual pela Primeira Infância. O documento com as orientações foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29) e fixa prazo de 30 dias para que sejam informadas as providências.

A medida visa assegurar o desenvolvimento saudável e integral de crianças de até seis anos de idade no estado. A Promotoria constatou a ausência de um Plano Estadual pela Primeira Infância no Rio Grande do Norte, mesmo com despacho anterior definindo responsabilidades. Um semestre decorreu sem a composição do Grupo de Trabalho. Tal situação motivou a intervenção do órgão ministerial.

A Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH) tem 30 dias para criar um Grupo de Trabalho destinado à criação do plano. O GT deverá envolver todos os atores relevantes e o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CONSEC/RN).

O Plano pela Primeira Infância é um instrumento de planejamento governamental. Ele visa promover políticas públicas integradas. A SEMJIDH deve informar ao MPRN as providências adotadas, com documentação comprobatória. O não atendimento pode resultar em medidas judiciais.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo