Portal do MPRN

Home » Notícias » Institucional » Projetos » Projeto Pátio Livre promove primeira reunião para alinhar procedimentos de gestão de veículos no RN

Projeto Pátio Livre promove primeira reunião para alinhar procedimentos de gestão de veículos no RN

Intuito é buscar soluções para aperfeiçoamento da implementação das perícias e otimização da ocupação de depósitos judiciais
Compartilhar
Imprimir
  • Acordo de Cooperação Técnica busca a destinação adequada de veículos apreendidos no Rio Grande do Norte.
  • Foi estabelecido um comitê gestor para otimizar os processos de apreensão, depósito e alienação de veículos.
  • Reuniões futuras foram agendadas para aprimorar o fluxo de perícias e a gestão de veículos nos pátios.

Conjugar esforços para a adoção de providências interinstitucionais direcionadas à destinação adequada de veículos apreendidos que possuem impedimento judicial ou policial no Rio Grande do Norte. Esse é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), a Corregedoria Geral de Justiça, o Ministério Público do RN (MPRN), a Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O acordo foi tema de uma reunião realizada nesta semana através do projeto Pátio Livre. O objetivo é racionalizar os procedimentos de apreensão, depósito e alienação para evitar a depreciação dos bens e a sobrecarga das unidades de custódia. No encontro, foi definido prazo de 30 dias para a indicação dos membros do comitê gestor que será responsável pela execução das ações previstas no acordo.

Os participantes discutiram a situação dos pátios do Detran e do TJRN e de medidas que possam melhorar o nível de ocupação e o recebimento de novas apreensões, entre elas a otimização do número de perícias realizadas

Como encaminhamento ficou agendada uma reunião para fevereiro de 2026 com as direções do Detran e do Itep para tratar sobre esse aperfeiçoamento do fluxo e implementação das perícias. A Polícia Civil e o Detran devem realizar levantamentos sobre a quantidade de veículos que aguardam perícia e identificar materiais classificados como sucata ferrosa para a organização de leilões específicos.

Durante o encontro ainda foi abordado o impacto de indeferimentos judiciais que resultam na manutenção de veículos no pátio. O planejamento inclui a realização de um evento de apresentação e discussão do Termo de Cooperação firmado em março de 2026 com os magistrados.

Clique aqui para ler o termo de cooperação na íntegra.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Acessar o conteúdo