O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou o primeiro círculo de diálogo de 2025 do projeto “Palavra de Conselho” idealizado pela 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (18) e busca fortalecer os conselhos escolares das redes públicas de ensino de Mossoró, Serra do Mel, Governador Dix-Sept Rosado e Tibau.
A reunião faz parte da fase de Círculos Restaurativos de 2025, que acontecerão até o mês de novembro. O projeto utiliza a metodologia de círculos de diálogo de Justiça Restaurativa para promover debates e incentivar a co-responsabilidade na gestão escolar e no desenvolvimento da aprendizagem.
Os participantes do projeto são conselheiros escolares, que incluem representantes de professores, pais, estudantes, funcionários e gestores da escola. A iniciativa busca dialogar com os conselheiros sobre os desafios enfrentados na comunidade escolar.

Nesse primeiro encontro, participaram da reunião representantes da Unidade de Educação Infantil (UEI) Edna Lima Moura Falcão e da Unidade de Educação Infantil (UEI) Mário Negócio, ambas, de Mossoró. Além delas, também estiveram presentes representantes das escolas estaduais Justiniano de Melo, de Mossoró e Antônia Lopes e Alves, de Governador Dix-Sept Rosado, e da escola municipal Vila Piauí, de Serra do Mel.
O projeto espera que, a partir dos círculos, os conselhos escolares se fortaleçam, levando à melhoria da capacidade resolutiva dos conselhos. Os resultados esperados também incluem a disseminação de uma cultura de paz e a qualificação da escola com decisões colaborativas.


