A Ouvidoria do MPRN participou da XIX Jornada Lei Maria da Penha, realizada em Recife nos dias 7 e 8 de agosto. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com promoção do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O encontro celebrou o aniversário da sanção da Lei Federal nº 11.340/2006. O MPRN foi representado pela ouvidora-geral da instituição, promotora de Justiça Maria Barbalho.
A edição deste ano teve como tema “Educar para Proteger: Juventudes pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher”. A programação incluiu ações voltadas ao público jovem, com o objetivo de conscientizar sobre o combate à violência doméstica, com capacitações, oficinas interativas e rodas de conversa com alunos, professores e familiares.
Desde 2007, o CNJ organiza anualmente a Jornada Lei Maria da Penha. A iniciativa resulta na elaboração da Carta da Jornada, documento que reúne propostas para aprimorar a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A participação do MPRN reforça a atuação da instituição na pauta de defesa dos direitos das mulheres.