Home » Notícias » Meio Ambiente » Operação Mata Atlântica em Pé emite dois alertas de desmatamento no RN

Operação Mata Atlântica em Pé emite dois alertas de desmatamento no RN

Compartilhar
Imprimir

MPRN participou ativamente da operação por meio do Caop-MA e do Gaeco

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou das ações da Operação Mata Atlântica em Pé. De caráter nacional, o balanço da operação foi apresentado nesta sexta-feira (30). Para o Rio Grande do Norte foram emitidos dois alertas de desmatamento da Mata Atlântica, sendo um em Georgino Avelino (alerta 12) e outro em Tibau do Sul (alerta 4).

Para Georgino Avelino o alerta era de 0,54 hectares e o desmate encontrado foi de 3,89 hectares. Constatou-se que o desmatamento no local foi para a agricultura. Já identificado o responsável, o Idema e o Ministério Público poderão diligenciar para demais providências (notificação, autuação, instauração de procedimento, cada órgão dentro de suas atribuições).

Já em Tibau do Sul, o Ministério Público terá que envidar esforços para identificar os responsáveis pela infração do Meio Ambiente (o alerta foi de 1,16 hectares e constatado 6,99 hectares de desmatamento), uma vez que não há cadastro ambiental rural para as áreas prejudicadas, os locais eram de difícil acesso e o trabalho de identificação das áreas desmatadas em si contou com o auxílio de drone.

De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente (Caop-MA/MPRN), Rachel Germano, o Ministério Público poderá empreender diligências para identificar os proprietários das áreas desmatadas.

O MPRN pode propor Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e Acordos de Não-Persecução Penal (ANPP) para a reparação dos danos (e até oferecer denúncias à Justiça) com base nas informações obtidas na operação.

A operação também monitorou o bioma Caatinga. O MP está aguardando as informações para adotar as medidas pertinentes. Participaram das ações o Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema), Policiamento Ambiental e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN).

Operação Mata Atlântica

A operação, que tem o objetivo de coibir o desmatamento e recuperar áreas degradadas, começou em 2018 e está na quinta edição, mobilizando os 17 estados brasileiros cobertos pela Mata Atlântica. A partir de 2019 a operação ganhou a Plataforma MapBiomas Alerta, que serve para identificar o corte ilegal da vegetação.

Na prática, um satélite mapeia o solo brasileiro com imagens em alta resolução. O sistema emite um alerta quando uma área é desmatada e a Polícia Militar Ambiental vai até o local para fazer a fiscalização e, no caso de desmatamento irregular ou ilegal, autuar os responsáveis, que poderão ser multados e processados. Essa plataforma foi desenvolvida por universidades, empresas de tecnologia e organizações não governamentais e viabilizada através de termos de cooperação entre os Ministérios Públicos estaduais e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA).

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo