Home » Notícias » Patrimônio Público » MPRN recomenda a suspensão de plano de trabalho para implantação do Museu da Rampa

MPRN recomenda a suspensão de plano de trabalho para implantação do Museu da Rampa

Compartilhar
Imprimir

Pela recomendação, Estado teria que deflagrar certame público para a formulação de plano museológico

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou às Secretarias Estaduais de Educação e de Turismo que suspendam imediatamente a execução do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação celebrado com o Espaço Cultural Casa da Ribeira para a implantação do Museu da Rampa e complexo cultural. A medida deve ser acompanhada da interrupção de qualquer pagamento à entidade contratada no prazo de 48h.

Na recomendação, o MPRN também orienta que os gestores rescindam o acordo de cooperação e assumam o objeto pactuado em relação às parcelas adimplidas e já pagas pelo Poder Público, inclusive zelando pela manutenção dos bens eventualmente entregues à custa dos recursos públicos oriundos de incentivos fiscais.

Para a formulação de um plano museológico, o Estado deverá deflagrar um certame público, respeitando a legislação e sua implementação, para o Museu da Rampa, com possibilidade de ampla participação de qualquer interessado do setor cultural do RN e do país, em respeito ao princípio da impessoalidade.

Por fim, o MPRN recomenda que o Estado assuma a administração do equipamento público
designado Complexo Cultural da Rampa, inclusive para fins de manutenção, até que seja definida, por meio de certame público cabível, a pessoa jurídica que irá gerir o espaço.

O MPRN concluiu que houve o direcionamento da contratação, por inexigibilidade de licitação, para elaboração dos projetos museológico e expográfico e, posteriormente, também, do acordo de cooperação para implementação desses projetos.

Leia a recomendação na íntegra, clicando aqui.

(*) A foto que ilustra essa matéria foi gentilmente cedida por Canindé Soares.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo