O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoverá uma oficina colaborativa no dia 12 de maio, no Hotel Holliday Inn. A atividade faz parte do programa Co-Lab, que busca integrar diferentes instituições na construção de soluções para o desafio considerado prioritário pelos integrantes do MPRN.
A iniciativa visa fortalecer a cultura de inovação na instituição, promovendo a colaboração entre diferentes atores e instituições, como TCE, JFRN e UFRN que estão confirmadas para o evento. A proposta é aprofundar o entendimento do problema e explorar alternativas que possam ser implementadas para melhorar a atuação do Ministério Público diante de um desafio complexo.
O Co-Lab MPRN busca, assim, ampliar o debate e promover ações conjuntas que resultem em soluções mais eficazes.
Programa Colaborativo
O programa de inovação colaborativa do MPRN foi criado com o objetivo de tornar a instituição mais eficiente e alinhada às demandas da sociedade está organizado em três etapas. A primeira envolve a identificação e a seleção de desafios, a análise de dados e a tabulação de informações.
A segunda etapa consiste na prospecção de colaboradores, na apresentação do desafio e na proposição de soluções. A última fase é a implementação da solução escolhida. A primeira etapa já foi concluída, e nela foi identificado como principal desafio o alto volume de demandas judiciais enfrentadas pelo órgão.