Home » Notícias » Cidadania » MPRN Perto de Você encerra primeira edição realizada em Pau dos Ferros

MPRN Perto de Você encerra primeira edição realizada em Pau dos Ferros

Compartilhar
Imprimir

A primeira edição do projeto MPRN Perto de Você chegou ao último dia no Município de Pau dos Ferros. Ao longo da semana o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) montou uma estrutura na praça da Matriz por onde passaram centenas de pessoas, entre cidadãos que puderam dar início à resolução de problemas pessoais, estudantes e gestores que integram a administração pública da cidade e de outros Municípios da região. 

Foram realizadas diferentes atividades como audiências públicas temáticas, palestras e capacitações com a presença dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops), do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e do Memorial do MPRN.  Os eventos, todos simultâneos, aconteceram também na Casa de Cultura e no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

“A primeira edição do MPRN Perto de Você superou nossas expectativas. Foi um momento de muitas trocas e de estar ainda mais próximo dos cidadãos, buscando atender demandas e matérias coletivas e de competência da Instituição. Sinto-me extremamente grata com a receptividade dos pauferrenses e das cidades vizinhas e também muito feliz com o trabalho prestado pelos integrantes do MPRN”, afirmou a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira.

O Caop-Infância e Juventude (Caopij), por exemplo, promoveu uma audiência pública sobre o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes com ênfase no acolhimento familiar.Na oportunidade foram transmitidas informações sobre os recursos materiais e humanos que envolvem essa iniciativa com integrantes das prefeituras de Pau dos Ferros, Francisco Dantas, Encanto, Água Nova, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste.

“Dada a importância desse tipo de serviço há a necessidade de que cada município elabore seus planos municipais de convivência familiar e comunitária e para isso temos um projeto ministerial chamado Abrace Vidas que estimula e orienta a implantação do acolhimento familiar”, destacou a promotora de Justiça e coordenadora do Caopij, Marília Cunha Fernandes. 

Para a gestora da Secretaria Municipal de  Assistência Social de Lagoa Nova, Ana Cristina, a audiência apresentou um leque de oportunidades para a valorização das crianças e adolescentes e a importância do MP chegar perto e fortalecer essa rede”.

Durante a semana muitas escolas levaram os estudantes para visitar a exposição do Memorial do MPRN, que apresenta a história da instituição para a sociedade. O livro de ata conta com 188 assinaturas de pessoas que visitaram a exposição. 

Uma delas é a professora Wilma Freitas,que acompanhou os aluno da Escola Severino Bezerra na atividade e aproveitou a chance para resolver uma questão. “A comunidade onde moro, o sítio Alagoinha, tem problemas de abastecimento de água. Há um projeto de lei  aprovado na Câmara Municipal desde agosto de 2020 e a Caern tem se negado a ligar a água”, contou. Após receber as orientações dos profissionais do MPRN, a professora disse que foi muito bem atendida. “Achei tudo ótimo. Vim com meus alunos e aproveitei para ajudar a minha comunidade nessa questão da falta de abastecimento”.

O projeto MPRN Perto de Você tem como foco a aproximação da instituição com a sociedade potiguar, além de apresentar à população um retrato do que é o MPRN e de como é a sua atuação.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo