Home » Notícias » Cidadania » MPRN Perto de Você: atendimentos em Pau dos Ferros prosseguem até quinta-feira (7)

MPRN Perto de Você: atendimentos em Pau dos Ferros prosseguem até quinta-feira (7)

Compartilhar
Imprimir

Prosseguem até quinta-feira (7/4) os atendimentos do Ministério Público do Rio Grande do Norte aos cidadãos de Pau dos Ferros dentro do projeto “MPRN Perto de Você”. Os munícipes podem se dirigir à estrutura móvel, instalada na Praça da Matriz, no Centro da cidade, onde serão atendidos por uma equipe especializada do Ministério Público Estadual para demandas e matérias coletivas e de competência da Instituição.

Para Evangelista de Oliveira, marceneiro e carpinteiro, que foi atendido na estrutura móvel do MPRN nesta terça-feira (5), o diferencial foi o atendimento humanizado dispensado pela equipe do MPRN. “Não posso dizer que o atendimento foi mil porque os meninos (atendentes) é quem são mil”, disse. Já Fernando Fagner, que também buscou o Ministério Público, saiu satisfeito de lá. Para ele, “o atendimento foi plausível, fui bem atendido e está de parabéns essa ação e espero que outros que procurem aqui o Ministério Público seja também correspondido”.

A psicóloga Gesiane Araújo, que também visitou a estrutura móvel do MPRN Perto de Você, afirmou que o evento em Pau dos Ferros está valendo a pena. “A gente precisa alinhar discursos e também de mais momentos assim, envolvendo a sociedade, para ver o quanto isso pode funcionar e abrir espaço para novos posicionamentos e ações e as coisas se efetivarem de uma maneira mais rápida. Diálogos são importantes e necessários”, afirmou.

Até o dia 7 de abril, o MPRN Perto de Você contará com atendimentos em uma estrutura móvel, instalada na Praça da Matriz, no Centro da cidade. A estrutura funcionará das 8h às 11h e das 14h às 16h, nos dias 5 e 6 de abril, e das 8h às 11h na quinta-feira (7).

Eventos simultâneos

Além dos atendimentos ao público, o MPRN Perto de Você também abarca a realização de eventos simultâneos, que ocorrem na Casa de Cultura e no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência, Idoso e Minorias (Caop Inclusão) promoveu a palestra “O Ministério Público e a tutela dos direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência”. Na oportunidade, o coordenador do Caop Inclusão, Guglielmo Marconi conversou com idosos, pessoas com deficiência, representantes de movimentos sociais, servidores públicos, profissionais de psicologia e de serviço social e outros interessados no assunto. Entre os temas debatidos, destacou-se o papel institucional do Ministério Público na efetivação dos direitos sociais e individuais indisponíveis, com o objetivo de esclarecer a população sobre a forma de exercício de vários direitos desses dois segmentos sociais: idosos e pessoas com deficiência.

“Foi um momento de efetiva aproximação entre o MPRN e a comunidade pauferrense, abrindo-se oportunidade de diálogo direto sobre os meios de implementação desses direitos, bem como para a apresentação de sugestões e críticas sobre aspectos que necessitam ser aprimorados na atuação institucional, o que se mostra igualmente importante. O projeto MPRN cumpre o seu papel, ouvindo a sociedade, levando informação e indicando os caminhos que devem ser buscados pela população para que ela possa exercer os seus direitos”, afirmou Guglielmo Marconi.

O Caop Inclusão também divulgou os recém lançados “Guia de Direitos das Pessoas Idosas” e “Guia dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, com orientações sobre como assegurar os direitos dessas parcelas da população. Além disso, foram realizados encaminhamentos de casos para atendimento individualizado na estrutura montada na Praça da Matriz da cidade.

Acessibilidade

Ainda durante a programação desta terça-feira (5), o coordenador do Caop Inclusão se reuniu com os secretários municipais de infraestrutura e de meio ambiente do Município sede da comarca para discutir sobre os meios de fiscalização da acessibilidade nas edificações públicas e privadas na região, enfatizando a necessidade de uma atuação preventiva do poder público.

Foi entregue aos secretários um relatório técnico emitido por um dos analistas do Caop, com caráter educativo e sem natureza investigatória, a fim de auxiliar os gestores nos trabalhos de organização interna em prol de uma fiscalização resolutiva em matéria de acessibilidade. 

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo