O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (Caop Saúde), participou de uma reunião interinstitucional na quarta-feira, (7) que teve como foco o fortalecimento da articulação entre os órgãos para aprimorar as políticas públicas de saúde no Estado. O encontro foi sediado na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN).
O encontro teve como objetivo principal aprimorar a atuação dos órgãos no Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte. O MPRN busca garantir que os recursos e as políticas públicas sejam aplicados de forma transparente e eficiente, protegendo os interesses dos cidadãos e assegurando a qualidade dos serviços prestados.
Na ocasião, a SEMS/RN apresentou suas principais ações e a plataforma InvestSUS Gestão, uma ferramenta do Ministério da Saúde que permite o acompanhamento em tempo real das transferências de recursos federais. A discussão também incluiu temas como saúde mental, rede de atenção à pessoa com deficiência e instrumentos de planejamento em saúde.
A relevância do diálogo interinstitucional foi destacada pela coordenadora do Caop Saúde/MPRN, Luciana Maciel. “É fundamental que as instituições que compõem o sistema de saúde do Rio Grande do Norte dialoguem de forma permanente. Essa articulação é essencial para identificar as necessidades, otimizar a aplicação dos recursos e, principalmente, assegurar que as políticas de saúde pública sejam implementadas de forma efetiva em benefício da população potiguar”, afirmou a promotora de Justiça.
Ao final do encontro, os órgãos reafirmaram o compromisso de manter o diálogo permanente e cooperativo. O MPRN, através do Caop Saúde, seguirá acompanhando e atuando em parceria para garantir a efetividade das ações e o cumprimento das políticas públicas, sempre com o objetivo de defender o direito à saúde para todos os cidadãos do Rio Grande do Norte.

