Home » Notícias » Infância » MPRN entrega ao MPT relatório com resultados do projeto Resgatar

MPRN entrega ao MPT relatório com resultados do projeto Resgatar

Compartilhar
Imprimir

Trabalho foi voltado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Case Pitimbu

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entregou na segunda-feira (29) ao Ministério Público do Trabalho (MPT) o relatório sobre o projeto Resgatar, que buscou efetivar o direito à profissionalização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pitimbu. Gestado pela 81ª Promotoria de Justiça de Natal, com o promotor de Justiça Marconi Antas, o projeto foi continuado pela 65ª Promotoria de Justiça, sob a coordenação do promotor de Justiça Manoel Onofre Neto e da assistente aocial Suzanny Lopes, com a colaboração de instituições e órgãos parceiros.

O projeto-piloto foi implementado no Case Pitimbu no eixo da profissionalização/trabalho/previdência, um dos parâmetros socioeducativos previstos no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Foram executadas ações de fomento à profissionalização dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade (sem possibilidade de atividade externa), propiciando a sua futura inserção no mercado de trabalho, estando aliado ainda às atividades de cultura e valorização social, respeitada a condição de pessoa em desenvolvimento, conforme disposto nas normas e leis da infância e juventude.

O relatório foi entregue pelo promotor da Infância e da Juventude Manoel Onofre de Souza Neto ao procurador regional do Trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto, com a presença de representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase) e do Case Pitimbu.

“Em uma articulação inicial das três promotorias da Infância e da Juventude, capitaneada por Marconi Antas, foi lançado o desafio de trabalharmos com maior afinco a questão da profissionalização dentro do Ceduc Pitimbu [atual Case Pitimbu]. A partir daí, o Ministério Público do Trabalho reservou uma verba, muito importante para que a gente desse esse início ao projeto. Firmamos parcerias diferenciadas com o Sistema S e conseguimos romper barreiras das mais complexas, principalmente à estigmatização do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa”, destacou Manoel Onofre, ademais frisar a importante participação da Associação do Ministério Público na instrumentalização do projeto.

O procurador do Trabalho Xisto Tiago elogiou o trabalho: “O Projeto Resgatar é exemplo exitoso da atuação integrada entre o MPE e o MPT, com o apoio de entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sesc), que proporcionou qualificação adequada e aprendizado profissional para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, abrindo-lhes o horizonte para um plano de vida com perspectiva de inclusão social, por meio da capacitação pessoal e do trabalho digno. Não tenho dúvida de que o projeto reconstruiu um caminho real para o exercício da cidadania por jovens em situação vulnerável”, afirmou.

O subgerente técnico do Case Pitimbu, Mocilayr Gunnar Alves, falou sobre a importância do projeto Resgatar. “O projeto é fundamental, especialmente pela oportunidade de o adolescente sair da unidade com um encaminhamento profissional para a vida”, frisou. Ele disse estar na unidade há apenas cinco meses, tendo acompanhado apenas a etapa final do trabalho desenvolvido com os internos. “Uma deficiência que vemos no sistema socioeducativo, no geral, é a falta de um suporte para os adolescentes em relação à preparação para sua saída das unidades. Na maioria dos casos, eles saem sem saber o que irão fazer da vida”, frisou.

Resultados
Entre os resultados apontados no relatório estão a conscientização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa sobre a importância da profissionalização; a implantação de uma biblioteca no Case Pitimbu, com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a profissionalização dos adolescentes internos e a geração de renda para os adolescentes participantes do projeto por meio da venda dos objetos que confeccionaram a partir das oficinas do Sesc. Neste caso, o adolescente podia escolher entre receber o recurso ao final da medida socioeducativa ou destiná-lo à família enquanto ainda estava sendo cumprida a medida.

Ao longo da execução do Projeto, foram levadas em consideração a qualidade do envolvimento e a contribuição de cada parceiro; a comunicação institucional (capacidade comunicativa); o interesse e a participação dos socioeducandos; a viabilização dos materiais necessários para os cursos; os obstáculos enfrentadas por cada instituição, em especial da Fundase (infraestrutura e recursos humanos; o desafio de mensurar o impacto pessoal e coletivo do trabalho; a não efetivação da parceria com a Abrasel; e a realização de orientações com vistas a garantir a concretização dos objetivos fixados.

O projeto Resgatar foi desenvolvido pelo MPRN em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, a Associação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (Ampern); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (SESC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (Fundase) e o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pitimbu.

Como perspectivas para o futuro, o MPRN tem a pretensão de desenvolver um novo projeto, voltado às medidas socioeducativas em meio aberto, considerando a sua prevalência e prioridade na política de atendimento socioeducativo. Tal iniciativa já teve seu início com a realização de cursos nos Creas, responsáveis pela execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto no Município de Natal, em importante projeto piloto que foi desenvolvido, com destacado êxito e festejada repercussão. A ideia foi apresentada ao MPT durante a entrega do relatório do projeto Resgatar.

Como perspectivas para o futuro, o MPRN tem a pretensão de desenvolver um novo projeto, voltado às medidas socioeducativas em meio aberto, considerando a sua prevalência e prioridade na política de atendimento socioeducativo. Tal iniciativa já teve seu início com a realização de cursos nos Creas, responsáveis pela execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto no Município de Natal, em importante projeto piloto que foi desenvolvido, com destacado êxito e festejada repercussão. A ideia foi apresentada ao MPT durante a entrega do relatório do projeto Resgatar.


Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo