Home » Notícias » Saúde » MPRN e Sesap debatem diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil em visita à Casa Durval Paiva

MPRN e Sesap debatem diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil em visita à Casa Durval Paiva

Foram debatidas as dificuldades de acesso no SUS a exames de média e alta complexidade, como biópsias, ressonância magnética e tomografia
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 47ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos à Saúde de Natal, realizou uma visita à Casa Durval Paiva nesta quarta-feira (13). A ação contou com a presença de uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e teve como foco principal o debate sobre a necessidade de ações de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no estado. A comitiva foi recebida pelo diretor-presidente da instituição, Rilder Flávio Campos, e sua equipe.

O principal assunto em pauta foi a proximidade do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer em crianças e adolescentes. O objetivo é alertar a população sobre a importância da detecção precoce da doença. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 80% dos casos de câncer infantojuvenil podem ser curados se identificados e tratados em seus estágios iniciais.

Durante a reunião, a promotora de Justiça Iara Pinheiro destacou a relevância da atuação ministerial no tema. A representante do MPRN reforçou que a visita à Casa Durval Paiva se mostrou fundamental para que o Ministério Público, em conjunto com a Sesap, possa traçar estratégias eficazes para aprimorar a detecção precoce da doença.

Além disso, foram debatidas as dificuldades de acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) a exames de média e alta complexidade, como biópsias, ressonância magnética e tomografia, essenciais para o diagnóstico preciso. A Promotoria de Justiça também aproveitou a oportunidade para prestar informações sobre suas mais recentes atuações em defesa da política de atenção oncológica do SUS no Rio Grande do Norte.

A Casa Durval Paiva, que acolhe e cuida de pacientes infanto-juvenis com câncer que dependem do SUS e residem no interior do estado, serviu como um cenário importante para o diálogo. A iniciativa conjunta entre MPRN e Sesap visa garantir que as campanhas de conscientização e a melhoria do acesso a exames sejam implementadas, ampliando a capacidade do sistema de saúde em atender a essa demanda.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo