Home » Notícias » Saúde » MPRN capacita 65 conselheiros municipais de saúde de 14 municípios do Seridó

MPRN capacita 65 conselheiros municipais de saúde de 14 municípios do Seridó

Compartilhar
Imprimir

Qualificação ocorreu durante MPRN Perto de Você, realizado semana passada, em Caicó

Sessenta e cinco conselheiros de saúde de 14 municípios da IV Região de Saúde de Caicó passaram por uma capacitação conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) na semana passada. O curso integrou as atividades do projeto MPRN Perto de Você, que foi sediado em Caicó, mas envolveu os demais municípios da região Seridó.

O objetivo geral da capacitação, sob a responsabilidade do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Caop Saúde), foi fortalecer o papel dos conselheiros como elemento catalisador da participação da comunidade no processo de implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora do Caop Saúde, promotora de Justiça Rosane Moreno, a escolha de realizar esse curso no contexto do MPRN Perto de Você justificou-se pela importância do órgão colegiado na fiscalização e acompanhamento da qualidade dos serviços públicos de saúde em cada localidade.

Além de Caicó, foram contemplados com a capacitação conselheiros das cidades de Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Cruzeta, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Ipueira e Jucurutu.

O Projeto SUStentando a Atenção Primária já capacitou conselheiros de saúde de 33 Municípios do RN. Atualmente está em tramitando na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) a renovação do Termo de Cooperação Técnica que será celebrado entre o MPRN, o Conselho Estadual de Saúde(CES), a Pastoral da Criança e o SINASUS para capacitar os integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) de todos os 167 municípios potiguares.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo