Home » Notícias » Institucional » Memória MP: projeto do MPRN apresenta acervo audiovisual sobre a trajetória de integrantes na instituição

Memória MP: projeto do MPRN apresenta acervo audiovisual sobre a trajetória de integrantes na instituição

Projeto é um tributo ao passado e um investimento no futuro, reforçando o papel essencial do MPRN na defesa dos direitos e da cidadania potiguar
Compartilhar
Imprimir

Uma fonte de pesquisa e de conhecimento do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e também de reconhecimento de trajetórias de integrantes que marcaram a história da instituição. É assim que pode ser visto o projeto Memória MP, lançado na tarde desta quinta-feira (12) durante sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ).

O Memória MP é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação (Dcom) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Memorial (Ceaf/Memorial), com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). A iniciativa pode ser acessada através do Memorial do MPRN ou no Canal do Youtube da Instituição.

Os primeiros vídeos já estão no ar, com os depoimentos do procurador de Justiça Anísio Marinho Neto, do procurador de Justiça aposentado Paulo Roberto de Souza Leão, da promotora de Justiça aposentada Arméli Marques Brennand, e dos dos servidores do MPRN José Aldyr Gonçalves e Ubiratan Armando da Silva.

O projeto busca registrar e honrar a história do MPRN por meio de depoimentos gravados em vídeo de membros e de servidores, não apenas sobre momentos marcantes da carreira dos entrevistados, mas também suas percepções sobre as transformações na atuação ministerial. Os avanços jurídicos e sociais acompanhados pela instituição também estão no foco das narrativas.

Consequentemente, o Memória MP permitirá a criação de um acervo de narrativas orais, sobre a evolução do Ministério Público potiguar, seus desafios e conquistas ao longo dos anos, que servirá para as novas gerações e para a sociedade.

Para a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, a iniciativa reforça o sentimento de pertencimento junto à instituição, além de levar para a população a natureza humana que move o MPRN. “Um dos aspectos que nós buscamos foi ter cada vez mais consolidado junto a nossa instituição aqueles integrantes que fazem parte da nossa história. Então, o projeto memória MVP vem com esse objetivo. Cada um que passou e que ainda está aqui tem sua lembrança, tem uma trajetória. Então, que possa também compartilhar e deixar eternizada a sua atuação, a contribuição que deu para a sociedade potiguar”, registrou.

O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Memorial, Erickson Girley, enalteceu a iniciativa. “O planejamento estratégico integrado entre as unidades resultados em resultados como esse, que contribui diretamente para o alcance do objetivo de fortalecer os processos de comunicação e a imagem institucional”, afirma o coordenador, registrando ainda que o projeto se soma a implantação do Memorial Virtual.

“Este projeto é fundamental para preservar a essência do Ministério Público do Rio Grande do Norte, registrando as vozes e experiências que moldaram nossa instituição. O Memória MP serve como um valioso legado para as futuras gerações, oferecendo uma compreensão mais profunda de nossa história e do impacto do MPRN na sociedade potiguar”, disse o diretor de Comunicação do MPRN, Fred Carvalho.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo