O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu as portas da sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para um grupo de cerca de 60 alunos da Escola Estadual Lourdes Guilherme, em Natal. A visita, parte do projeto “Visita MP”, teve como objetivo aproximar a instituição da sociedade, especialmente dos jovens, e desmistificar seu funcionamento.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as diferentes áreas do Ministério Público, aprendendo sobre a história e as funções de cada departamento.



A procuradora-geral de Justiça Adjunta, Juliana Limeira, fez a acolhida aos alunos e a abertura do evento. Em seguida, a iniciativa foi conduzida pela promotora de Justiça Elaine Cardoso, que deu início ao projeto durante sua gestão à frente da PGJ, e incluiu um quiz interativo que testou os conhecimentos dos participantes sobre o MPRN.



A experiência foi considerada marcante tanto por educadores quanto pelos alunos. O professor de sociologia João Bosco ressaltou o impacto positivo da visita. “Percebi pelo rosto e pelas conversas dos adolescentes que eles estavam adorando esse momento. Foi uma experiência que vai ficar marcada na vida deles”, destacou.
A estudante do terceiro ano Júlia Fernandes destacou a importância de iniciativas como essa. “É fundamental para todos porque traz à tona assuntos desconhecidos pela população. Com as informações que recebemos hoje, sabemos como realizar denúncias sobre algo que não está bem para a sociedade”, comentou.
PROJETO
O Visita MP teve início no ano de 2022, como parte projeto itinerante MPRN Perto de Você. No ano seguinte, a sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) passou a receber visita de integrantes da instituição da rede pública e privada de educação. A condução do momento é feita pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), por meio do Memorial do MPRN. As escolas que desejam fazer parte do projeto podem solicitar por meio do e-mail: memorial@mprn.mp.br.
