Home » Notícias » Eleições » Eleições 2022: MPRN e MPF visitam Centro de Controle da Secretaria de Segurança

Eleições 2022: MPRN e MPF visitam Centro de Controle da Secretaria de Segurança

Compartilhar
Imprimir

Objetivo foi conhecer como foi planejado o trabalho das forças de segurança neste fim de semana de eleições

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) fizeram uma visita de cortesia à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) nesta sexta-feira (30). O objetivo foi conhecer o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual montado para coordenar as forças de segurança neste fim de semana de eleições.

A procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso, e o procurador regional eleitoral, Rodrigo Telles, foram recepcionados pelo secretário de Segurança, Francisco Araújo. Eles conheceram as salas de monitoramento do trabalho dos policiais destacados apenas para o pleito, que será iniciado já neste sábado (1º). Também participaram da visita o procurador geral de Justiça Adjunto, Glaucio Garcia, e o coordenador do Caop Criminal, Vinícius Lins.

O MPRN e o MPF, nesta semana, assinaram acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça (TJRN), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed) e com as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil para garantir um ambiente pacífico e assegurar a normalidade nas eleições deste ano. O acordo também visa garantir que membros e servidores do Ministério Público envolvidos no processo eleitoral possam trabalhar em segurança.

Na visita desta sexta, a Secretaria de Segurança mostrou ao MPRN e ao MPF como irá atuar durante o pleito para garantir ações preventivas e de enfrentamento a atos de violência político-partidária através de ferramentas de inteligência para assegurar a liberdade de expressão e de imprensa, a estabilidade social e a normalidade democrática e constitucional.

“O MPRN irá atuar de maneira articulada com as forças de segurança que atuam no Estado. De forma planejada, o nosso Gabinete de Segurança Institucional mantém contato direto com as polícias para garantir que nossos integrantes possam trabalhar com tranquilidade antes, durante e após o pleito do próximo fim de semana”, falou Elaine Cardoso.

O procurador Rodrigo Telles disse ter ficado satisfeito com a visita. “Pudemos ver de perto como tudo foi planejado e acabamos ficando tranquilos. Infelizmente, há uma polarização muito grande atualmente, mas já vimos que as forças de segurança estão prontas para atuar nesse fim de semana de eleições”, avaliou.

O secretário de Segurança, Francisco Araújo, disse que todo o trabalho deste fim de semana vem sendo planejado há meses. “Estamos prontos para uma grande ação de interoperabilidade. Todas as forças de segurança que atuam no nosso Estado estão irmanadas para garantir um ambiente de paz para que os cidadãos possam exercer a democracia”, falou.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo