Home » Notícias » Institucional » Capturas Projeto Beagle do MPRN permite que mais de mil foragidos sejam recapturados no estado

Capturas Projeto Beagle do MPRN permite que mais de mil foragidos sejam recapturados no estado

Iniciativa auxilia na resolução do problema do grande número de mandados de prisão em aberto no país
Compartilhar
Imprimir

O Capturas Projeto Beagle, uma iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), alcançou o marco de mais de mil mandados de prisão cumpridos no estado. A ferramenta, desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN), já facilitou a recaptura de mais de mil foragidos condenados por crimes graves.

O Beagle trata-se de uma ferramenta que tem como objetivo aperfeiçoar a atividade investigativa e de inteligência do MPRN com a finalidade de localizar e de capturar foragidos da Justiça. A implementação do projeto ocorreu com o cruzamento de informações do Banco Nacional de Foragidos (BNMP) com as bases de dados do GAECO.

Assim, a iniciativa permite que em um único local se concentrem dados como nome, endereço e mandado de prisão do alvo, subsidiando equipes de campo e de inteligência para a execução das capturas. As informações são apresentadas em painéis analíticos e mapas temáticos.

O projeto usa uma ferramenta original, desenvolvida pelo Gaeco e a Gerência de Gestão da Informação da instituição, que está sendo disponibilizada para agências que atuam na segurança pública do RN, como a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Também foi assinado um Termo de Cooperação técnica com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais para a utilização da ferramenta.

A iniciativa auxilia na resolução do problema do grande número de mandados de prisão em aberto no país, com mais de seis mil somente no Rio Grande do Norte. Ao possibilitar a localização de foragidos, o Capturas Projeto Beagle contribui para a segurança pública e para que criminosos sejam responsabilizados. Além disso, a recaptura dos foragidos contribui para direito difuso à segurança pública já que essas pessoas são condenadas por crimes graves e poderiam vir a cometer novos crimes.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo