Home » Notícias » Cidadania » Canguaretama: MPRN garante intérpretes de libras em audiência judicial

Canguaretama: MPRN garante intérpretes de libras em audiência judicial

Compartilhar
Imprimir

Com a mediação, a cidadã que não ouve e não fala pôde compreender melhor o processo e se expressar efetivamente

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) garantiu acessibilidade para uma cidadã portadora de deficiência durante uma audiência judicial realizada em Canguaretama nesta quarta-feira (19). Graças à presença de intérpretes de libras, providenciada pela 2ª Promotoria de Justiça de Canguaretama e pela Procuradoria Geral de Justiça, tomou conhecimento dos fatos e teve acesso integral e efetivo à Justiça.

“Com a devida comunicação, facilitada pelos profissionais que atuaram como assistentes da Promotoria, a pessoa pôde se expressar efetivamente, exercendo sua cidadania e tendo melhor acesso à Justiça”, destacou o promotor de Justiça Rafael Pires Galvão.

Atendimento acessível já foi feito em audiência ministerial
No mês passado, a 18ª Promotoria de Justiça de Mossoró realizou atendimento inovador e inclusivo a uma pessoa com deficiência auditiva. A estrutura disponibilizada permitiu que um cidadão pudesse ter acesso com facilidade aos serviços do MPRN. O serviço pode ser solicitado por qualquer setor do Ministério Público.

Na ocasião, foi montado um esquema na unidade ministerial com computadores equipados com câmeras e microfones para que uma empresa especializada em tradução para Libras pudesse mediar a comunicação. Então, foi possível que a pessoa com deficiência auditiva pudesse conversar sem entraves com o promotor de Justiça e com os demais participantes da audiência.

O caso específico tratou do direito de um jovem com deficiência auditiva ter o acompanhamento de um intérprete de Libras durante as fases de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após a audiência, o cidadão conseguiu retirar a Carteira.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo