Home » Notícias » Institucional » Ato solene no teatro Alberto Maranhão marca 130 anos do MPRN

Ato solene no teatro Alberto Maranhão marca 130 anos do MPRN

Compartilhar
Imprimir

Sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do RN foi realizada na noite desta quinta-feira (9) com presença de autoridades estaduais e nacionais

Uma sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do RN marcou os 130 anos do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O ato solene foi realizado na noite desta quinta-feira (9) no teatro Alberto Maranhão, em Natal, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Durante o evento, foram entregues 21 Comendas a personalidades e instituições que prestaram e prestam relevantes serviços à instituição.

“Tenho convicção que os desafios envolvem reforço na relação com a sociedade, atenção com as adequações das estruturas necessárias, abertura para encampar e promover as atualizações digitais,
semear o espírito de unidade, com atuação estratégica, que priorize práticas autocompositivas, e esteja voltada para o alcance de resultados relevantes e úteis à sociedade. Permaneçamos firmes e vigilantes no exercício do nosso mister institucional, e que venham mais 130 anos de trabalho em prol da sociedade”, discursou a procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso.

Pelo MPRN, foram agraciados com a Comenda alusiva aos 130 anos: a procuradora de Justiça aposentada Maria Isaura de Medeiros Pinheiro, o procurador de Justiça aposentado Emmanuel Cristóvão de Oliveira Cavalcanti, o procurador de Justiça aposentado Otávio Pereira de Mello, o procurador de Justiça aposentado Ivan Maciel de Andrade, a procuradora de Justiça Darci Pinheiro, a promotora de Justiça Yvellise Neri da Costa, a servidora aposentada Marlete Lins de Medeiros, o servidor João Carlos Bezerril de Medeiros, o servidor Aldo Clemente de Araújo Filho e a atual procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira.

Representando instituições parceiras do MPRN, receberão as Comendas: a governadora do Estado, Maria de Fátima Bezerra; o presidente do Tribunal de Justiça, Vivaldo Otávio Pinheiro; o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Galvão Ferreira de Souza; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Chaves Alves; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RN, Aldo de Medeiros Lima Filho; o defensor público geral, Clístenes Mikael de Lima Gadelha; o procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho da Silva; o presidente da Federação de Municípios do Rio Grande do Norte, Anteomar Pereira da Silva; o presidente da Federação das Câmaras Municipais do Estado, Ivanildo dos Santos da Costa; o comandante geral da Polícia Militar, Alarico José Pessoa Azevêdo Júnior, e a delegada geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva Gomes.

O procurador de Justiça aposentado Ivan Maciel de Andrade discursou em nome dos agraciados. “Enalteço, em nome de todos os agraciados, a significação e a relevância da outorga dessa bela e honrosa Comenda, que, a partir de agora, fará parte, com merecido destaque, da história de nossa instituição. Devo ressaltar que a concessão da Comenda representa uma ampliação e intensificação dos vínculos do Ministério Público, sem sacrifício da sua independência, com o Executivo, o Judiciário e o Legislativo do nosso Estado. Representa também um gesto simbólico de valorização dos integrantes da instituição. E representa, ainda principalmente, a reiteração dos compromissos com interesses vitais da sociedade, a razão de ser mais legítima, essencial, básica da atuação do Ministério Público, como preconiza a nossa Carta Magna. A Comenda é, em síntese, a expressão da maturidade e da estabilidade organizacional e funcional da nossa instituição. Que Deus proteja nosso Ministério Público para que continue a ser o que hoje é e que foi durante os seus bem-sucedidos e vitoriosos 130 anos de existência”.

Eventos

Além da sessão solene, eventos nas áreas de inovação, resolutividade e de gestão de pessoas são realizados na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Essas iniciativas contarão com a presença de procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPRN e ainda integrantes de Ministérios Públicos de outros Estados.

Os eventos dão continuidade às ações alusivas aos 130 anos do MPRN. Essa comemoração foi iniciada com o lançamento do projeto MPRN Perto de Você, em abril passado, na cidade de Pau dos Ferros. O projeto busca aproximar ainda mais o Ministério Público do Rio Grande do Norte da sociedade potiguar e apresentar à população um retrato do que é a instituição e como os seus membros e servidores atuam, além de potencializar ações de relevância social.

Veja fotos do evento no Teatro Alberto Maranhão:













Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo