Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN recomenda regularização de atribuições de cargos na Câmara Municipal de Parnamirim

MPRN recomenda regularização de atribuições de cargos na Câmara Municipal de Parnamirim

Compartilhar
Imprimir
Normas municipais que dispõem sobre os cargos públicos lotados no órgão não disciplinaram as atribuições
 

 
O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim deve disciplinar por meio de lei as atribuições dos cargos públicos lotados na Câmara de Vereadores de Parnamirim. Essa é a recomendação feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Parnamirim.
 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apurou a “carência de pessoal para suprir a demanda de trabalho inerente a funções vitais da Câmara”, em auditoria realizada no órgão no ano de 2013. Tal fato teria gerado desvio de função entre servidores ocupantes de vários cargos públicos e o pagamento elevado de horas extras, de acordo com o relatório oriundo dessa auditoria.
 
A própria Promotoria de Justiça, em investigação pertinente a um inquérito civil para apurar o caso, reuniu elementos de prova a respeito do exercício do cargo municipal de auxiliar de serviços gerais (ASG). Mediante depoimento de servidores (efetivos e terceirizados) que exercem tal função na Câmara Municipal, constatou-se a multiplicidade de atribuições designadas, na prática, aos titulares desse cargo público – desde funções de limpeza de salas a atividades administrativas.
 
Outra evidência identificada pela unidade ministerial é que as normas municipais que dispõem sobre os cargos públicos lotados no órgão não disciplinaram as atribuições desses cargos públicos, inclusive o de ASG.
 
Desse modo, para emitir a recomendação o MPRN levou em consideração o fato de que o cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas, por meio de lei, na estrutura organizacional que devem ser atribuídas a um servidor. 
 
Leia a recomendação na íntegra, clicando aqui.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo