Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN recomenda que Sesap sane deficiências do serviço de verificação de óbito

MPRN recomenda que Sesap sane deficiências do serviço de verificação de óbito

Compartilhar
Imprimir
Unidade trabalha com carência de materiais e funciona em prédio com problemas de rede elétrica
 

 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) requer que o Estado sane deficiências e implemente melhorias Serviço de Verificação de Óbito (SVO), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Para isso, a 62ª Promotoria de Justiça de Natal, com atribuição em defesa da saúde pública, emitiu uma recomendação com as medidas a serem tomadas pelo Governo. 
 
A recomendação deriva de investigações que apuram deficiências no funcionamento do serviço em questão, pertinente a um inquérito civil instaurado. Desde 2016 o MPRN vem acompanhando a situação, por meio de audiências e inspeções. No entanto, o SVO continua apresentando graves deficiências, uma vez que a grande maioria dos processos para realização de reparos e compra de materiais não foi finalizado. Isso quer dizer que o serviço tem carência de materiais básicos para o seu funcionamento. 
 
Além disso, a rede elétrica do prédio já não suporta os equipamentos existentes, gerando frequentes oscilações da corrente elétrica e que resultam em danos a diversos computadores. Em razão disso, há três câmaras frias desligadas, reduzindo em muito a capacidade de recebimento de corpos para realização de necrópsia. 
 
Medidas a setem tomadas
Assim, a recomendação da 62ª Promotoria de Justiça de Natal indica basicamente dois tipos de medidas: aquisição de insumos básicos para o funcionamento do serviço e a construção de uma subestação elétrica. 
 
As compras, que devem ser feitas no prazo de 60 dias, vão desde microscópio binocular, criostato, tesouras, pinças, serra e balança, a eletrodomésticos para cozinha e móveis, passando por armários de aço (para arquivo de lâminas na sala demacroscopia).
 
Quanto à construção da subestação, autorizada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Sesap deverá finalizar um procedimento para a contratação de uma empresa especializada para a obra. 
 
Leia a recomendação na íntegra, clicando aqui.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo