Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN recomenda que Sesap garanta participação dos conselheiros de saúde nas reuniões de elaboração orçamentária

MPRN recomenda que Sesap garanta participação dos conselheiros de saúde nas reuniões de elaboração orçamentária

Compartilhar
Imprimir
Inquérito Civil instaurado pela 47ª Promotoria de Justiça de Natal constatou a ausência da participação do Conselho Estadual de Saúde nas discussões acerca da Lei Orçamentária Anual 2019
 

 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) que garanta a participação de conselheiros de saúde em todas as reuniões e atividades voltadas à elaboração dos instrumentos de planejamento orçamentário, incluindo a Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício 2019.
 
Além disso, a recomendação prevê que a Sesap assegure a deliberação e aprovação prévia pelo Colegiado do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN) da proposta da LOA 2019, antes de seu envio para consolidação à Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças e, posteriormente, para deliberação pela Assembleia Legislativa do RN.
 
Os Conselhos de Saúde são órgãos previstos pelos preceitos da atuação participativa na Constituição Federal. Sua atuação é caracterizada como Conselhos Gestores de Políticas Públicas, capazes de deliberar, normatizar e formular políticas sociais para a saúde. Sua composição é preenchida por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
 
A 47ª Promotoria de Justiça de Natal acompanha em inquérito civil a execução da LOA durante o ciclo de 2018 na área da saúde, em que constatou a ausência da participação do CES nas discussões acerca do exercício da LOA em 2019 junto à Sesap. Ficou comprovada também a dificuldade do Conselho em obter documentos e informações da execução orçamentária do ano de 2018, além de não deter conhecimento sobre as ações administrativas já empreendidas para elaboração da LOA 2019.
 
A Sesap tem o prazo de 10 dias para informar as medidas adotadas para garantir o cumprimento da recomendação do MPRN.
 
Confira aqui a recomendação.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo