Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN recomenda que reforma do Palácio da Cultura atenda normas de acessibilidade

MPRN recomenda que reforma do Palácio da Cultura atenda normas de acessibilidade

Compartilhar
Imprimir
Promotoria expediu recomendação ao secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas do Governo do Estado. Palácio deverá ser reformado em breve
 

 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da 42ª Promotoria de Justiça de Natal, expediu recomendação para que as reformas a serem realizadas no Palácio da Cultura (Pinacoteca do Estado) sejam executadas de modo a tornar o espaço acessível às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A recomendação foi enviada ao secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas do Governo do Estado e publicada na edição desta quarta-feira (5). O objetivo é garantir que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham perfeita circulação e possam utilizar o prédio público conforme prevêem as normas de acessibilidade vigentes.
 
A recomendação leva em consideração a Constituição Federal, que prevê que é dever do Estado promover ações especializadas para o atendimento das pessoas com deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos.
 
Além disso, o MP lembra que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com status de norma constitucional, estatuiu que “os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na zona urbana como na rural”.
 
A Promotoria ressalta também que o artigo 56 da Lei Brasileira de Inclusão determina que “a construção, a reforma, a ampliação ou a mudança de uso de edificações abertas ao público, de uso público ou privadas de uso coletivo deverão ser executadas de modo a serem acessíveis”.
 
Com a recomendação, o MP reforça que a reforma do prédio onde funciona o Palácio da Cultura, que deve ser feita em breve, observe as normas de acessibilidade vigentes no país.
 
Confira aqui a íntegra da recomendação.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo