Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN recomenda adequação de transporte escolar em Rio do Fogo

MPRN recomenda adequação de transporte escolar em Rio do Fogo

Compartilhar
Imprimir
Prefeitura também deve realizar curso específico para os profissionais que prestam a atividade no município, mas que ainda não possuem a capacitação necessária
 

 
Laudos de vistorias realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) no primeiro semestre de 2018 constataram que todos os 11 veículos disponíveis na cidade de Rio de Fogo para transporte escolar foram considerados inaptos para o serviço. Para corrigir as irregularidades, o Ministério Público do Rio Grande do Norte recomendou à Prefeitura que promova a adequação de toda a frota, atendendo aos requisitos mínimos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
 
Outra medida a ser adotada pela Prefeitura é a realização do curso específico para os profissionais que prestam a atividade de transporte escolar no município, mas que ainda não possuem a capacitação necessária.
 
Transporte escolar é um direito assegurado pela Constituição Federal, que reconhece a educação como direito fundamental social de todos e dever do Estado, que tem a obrigatoriedade de garantir atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
 
Ao mesmo tempo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recomenda para um transporte de alunos mais seguro que os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso. A prestação irregular do serviço pode configurar ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública.
 
A recomendação ministerial fixou o prazo de 15 dias para que sejam prestadas informações ao Ministério Público acerca das providências adotadas para garantir o cumprimento das obrigações previstas.
 
Confira aqui a recomendação.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo