Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN realiza capacitação sobre aspectos legais da acolhida para mulheres que querem entregar filho para adoção

MPRN realiza capacitação sobre aspectos legais da acolhida para mulheres que querem entregar filho para adoção

Compartilhar
Imprimir
Evento aconteceu em Mossoró no último dia 16
 

 
A 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró promoveu uma capacitação sobre os aspectos legais da acolhida às gestantes e mães que manifestem interesse em entregar seu filho para a adoção. O evento aconteceu no auditório da Estação das Artes, na última terça-feira (16). 
 
A qualificação se insere num movimento maior, de criação de programa de atendimento à gestante e mulher. O evento foi preparatório para diversas atividades que irão compor a cronograma da semana nacional da adoção em Mossoró, que acontece em maio. 
 
O promotor de Justiça Sasha Alves do Amaral ministrou a palestra para o público-alvo formado pelos integrantes do MPRN, pela sociedade civil organizada e por atores vinculados a órgãos e instituições que possuem atribuição direta ou indireta com a temática. 
 
“Foi uma tarde muito rica de discussão sobre um assunto delicado. É uma luta para garantir a essas mulheres o direito a uma entrega responsável, que pressupõe a sua promoção social se ela assim o desejar”, observou o representante ministerial, reforçando que “começa uma segunda luta, se a criança for entregue, que é garantir o direito das pessoas com nome no Cadastro Nacional de Adoção, de forma que a adoção seja ética e legal”.
 
De acordo com o promotor de Justiça, ainda há uma longa jornada até que seja superada toda a carga secular cultural que traveste a adoção de ato de caridade, quando na verdade é um direito da criança, do adolescente e dos pais. Por isso, a realização desse tipo de evento, na opinião de Sasha Alves do Amaral, objetiva colaborar para a construção de pontes de sensibilização junto à sociedade, algo de suma importância para democracia. 
 
Semana da Adoção
O seminário que ocorrerá em maio, em alusão à semana da adoção, está sendo organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção Afeto (GAA-Afeto) de Mossoró. Será uma oportunidade para que a rede local e a sociedade civil organizada conheçam as experiências de programas de acolhida às mulheres que não têm intenção de ficar com o filho de outros estados, como o Ceará e Pernambuco.
 
A programação ainda está sendo montada, mas há a previsão de eventos tanto em Mossoró quanto em Governador Dix-Sept Rosado.
 
 
 
 
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo