Evento aconteceu em Mossoró no último dia 16
A 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró promoveu uma capacitação sobre os aspectos legais da acolhida às gestantes e mães que manifestem interesse em entregar seu filho para a adoção. O evento aconteceu no auditório da Estação das Artes, na última terça-feira (16).
A qualificação se insere num movimento maior, de criação de programa de atendimento à gestante e mulher. O evento foi preparatório para diversas atividades que irão compor a cronograma da semana nacional da adoção em Mossoró, que acontece em maio.
O promotor de Justiça Sasha Alves do Amaral ministrou a palestra para o público-alvo formado pelos integrantes do MPRN, pela sociedade civil organizada e por atores vinculados a órgãos e instituições que possuem atribuição direta ou indireta com a temática.
“Foi uma tarde muito rica de discussão sobre um assunto delicado. É uma luta para garantir a essas mulheres o direito a uma entrega responsável, que pressupõe a sua promoção social se ela assim o desejar”, observou o representante ministerial, reforçando que “começa uma segunda luta, se a criança for entregue, que é garantir o direito das pessoas com nome no Cadastro Nacional de Adoção, de forma que a adoção seja ética e legal”.
De acordo com o promotor de Justiça, ainda há uma longa jornada até que seja superada toda a carga secular cultural que traveste a adoção de ato de caridade, quando na verdade é um direito da criança, do adolescente e dos pais. Por isso, a realização desse tipo de evento, na opinião de Sasha Alves do Amaral, objetiva colaborar para a construção de pontes de sensibilização junto à sociedade, algo de suma importância para democracia.
Semana da Adoção
O seminário que ocorrerá em maio, em alusão à semana da adoção, está sendo organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção Afeto (GAA-Afeto) de Mossoró. Será uma oportunidade para que a rede local e a sociedade civil organizada conheçam as experiências de programas de acolhida às mulheres que não têm intenção de ficar com o filho de outros estados, como o Ceará e Pernambuco.
A programação ainda está sendo montada, mas há a previsão de eventos tanto em Mossoró quanto em Governador Dix-Sept Rosado.


