Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN participa de seminário sobre inclusão em Moçambique

MPRN participa de seminário sobre inclusão em Moçambique

Compartilhar
Imprimir
Instituição foi representada pelo promotor de Justiça Vicente Elísio de Oliveira Neto, que tem atuação na área

 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) integrou o programa do seminário “As dinâmicas da Inclusão da Pessoa com Deficiência em Moçambique e no Brasil”, realizado no país africano em outubro deste ano. O promotor de Justiça de Caicó, Vicente Elísio, ministrou uma palestra no evento, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane. 
 
O representante do MPRN abordou o tema “O direito das pessoas com deficiência à educação na Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal Brasileiro”. “Essa missão de 60 dias incluiu além de atividades acadêmicas, pesquisa bibliográfica e documental e entrevistas junto a setores do governo e da sociedade civil sobre a inclusão educacional dessas pessoas em Moçambique”, contou o promotor de Justiça, que tem uma atuação na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, assunto que também é objeto do doutorado que cursa por meio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 
 
O artigo que será originado da pesquisa será incluído em livro, com previsão de publicação até o final do ano. Esse intercâmbio entre Brasil e Moçambique é fruto de uma parceria entre a UFPB e a Universidade Eduardo Mondlane.
 
A programação do seminário ainda contou com representantes da magistratura de Moçambique, da Faculdade de Direito, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos e do Fórum das Associações Moçambicanas dos Deficientes (Famode).
 
Segundo o promotor, “a reestruturação da política pública de inclusão educacional moçambicana a partir dos parâmetros da eficácia e da eficiência é experiência que deve ser percebida como uma grande contribuição para o debate da efetivação do direito das pessoas com deficiência à educação no Brasil”.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo