Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN participa de audiência pública sobre implantação da Lei da Mata Atlântica

MPRN participa de audiência pública sobre implantação da Lei da Mata Atlântica

Compartilhar
Imprimir
Evento recebeu lançamento do projeto “Fortalecendo os Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA”
 
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), representado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA), participou na manhã desta segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte do lançamento do projeto “Fortalecendo os Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA)”.
 
A promotora de Justiça e coordenadora do CaopMA, Mariana Barbalho, ressaltou a importância do evento para estimular os municípios a terem seus conselhos de meio ambiente. Para ela, “o lançamento do PMMA é muito importante para a conservação do bioma mata atlântica. O MPRN também luta pelos planos municipais de conservação e de recuperação do meio ambiente, e para isso, é importante ter o Conselho e to Fundo Municipais para implementar políticas públicas de preservação”.
 
O PMMA foi lançado em audiência pública e ocorreu de forma simultânea em outros cinco estados brasileiros (Paraíba, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco). Realizado pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), o projeto conta com participação da Fundação SOS Mata Atlântica e será realizado até abril de 2019.
 
Para a gestora ambiental Mariana de Oliveira Gianiaki, existe uma necessidade fundamental da participação da sociedade civil na implementação desses planos. Por isso a importância de “alinhar agenda com órgãos como Idema, Semarh, e outros, em função da capacitação dos municípios no planejamento da biodiversidade. Essa biodiversidade é promotora da qualidade de vida da nossa população”, destacou.
 
O papel das instituições foi afirmado durante a audiência pública que contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, IBAMA e instituições de defesa e promoção do meio ambiente.
 
Projeto
O projeto “Fortalecendo os Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA” oferece apoio às prefeituras para a elaboração do PMMA, principal instrumento para implementação da Lei da Mata Atlântica. O Plano deverá prever os subsídios ambientais a programas de ação, no âmbito dos Planos Municipais correlatos, tais como o Plano Diretor Municipal, o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Bacia Hidrográfica.
 
Dois componentes configuram o projeto: o primeiro é de capacitação e oferece a 10ª edição do curso online e gratuito realizado pela Ambiental Consulting, desde 2012 em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), no âmbito dos projetos de proteção da Mata Atlântica e, desde 2015, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica no projeto de fomento à elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA).
 
O segundo componente traz a consulta pública de percepção ambiental, uma ferramenta incorporada ao processo do PMMA por meio de uma parceria da SOS Mata Atlântica e do Instituto Paulo Montenegro. O objetivo é fortalecer o estímulo ao processo participativo como um instrumento de sensibilização e mobilização que leva ao cidadão a oportunidade de refletir sobre os temas ambientais abordados e se manifestar com sua percepção. Ao mesmo tempo, apresenta ao gestor público e ao Conselho de Meio Ambiente, que promove a ação no município, o resultado da avaliação de sua cidade, no olhar do cidadão, o que também aponta necessidade de prioridade na elaboração de políticas públicas voltadas a estas demandas.
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa.
 
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo