Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN participa de audiência pública sobre impactos da Medida Provisória do Saneamento Básico

MPRN participa de audiência pública sobre impactos da Medida Provisória do Saneamento Básico

Compartilhar
Imprimir
Uma das medidas é interiorizar os debates junto a prefeitos e vereadores
 

 
 
A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA), Mariana Barbalho, participou de uma audiência pública na tarde da segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa, para debater as consequências da Medida Provisória que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico, para o Estado e municípios potiguares. Dentre as discussões, destacaram-se a atribuição à Agência Nacional de Águas (ANA) da competência para editar normas nacionais sobre saneamento, a possibilidade de prestação do serviço por empresas privadas, além do aumento tarifário e do impedimento da universalização do saneamento básico.
 
Em sua participação nas discussões, Mariana Barbalho frisou que o saneamento básico é um direito social, humano, de acesso universal e integral por todos, o que, para ela, “não é garantido pela Medida Provisória”.
 
Ao fim do debate, ficaram acordadas três ações iniciais em prol da luta pela anulação da Medida Provisória nº 844/18. A primeira será a montagem de uma cartilha informativa a respeito da norma, com a participação de todas as entidades presentes na reunião, a fim de conscientizar a população. A segunda será a realização de duas audiências públicas, uma no Seridó e outra no Alto Oeste, após o dia 7 de outubro, para interiorizar o debate com prefeitos e vereadores. A terceira medida será a continuação do contato com parlamentares, de âmbito local e nacional, para assinatura do Manifesto contrário à MP nº 844/18 e composição da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Público.
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa.
 
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo