Home » Notícias » Portal » Portal - Notícias » MPRN articula oficina sobre prevenção do uso abusivo de drogas

MPRN articula oficina sobre prevenção do uso abusivo de drogas

Compartilhar
Imprimir

Evento acontece por intermédio de articulação do projeto institucional Transformando Destinos, em parceria com Associação dos Membros do MPRN (Ampern), Cosern e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça (MJ) e gestores das Políticas Publicas da saúde, educação e assistência social do Estado e dos Municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró


Uma oficina sobre a prevenção do uso prejudicial de drogas com foco teórico vivencial será realizada quinta (20) e sexta-feira (21). A ação é uma articulação promovida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através do projeto institucional Transformando Destinos, em parceria com Associação dos Membros do MPRN (Ampern), a Cosern e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça (MJ) e gestores das Políticas Publicas da saude, educação e assistência social do Estado e dos Municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró.

A abertura do evento ocorrerá na sede do MPRN, em Natal, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). A partir da tarde da quinta-feira, a oficina passará a ser ministrada na sede Ampern, em Lagoa Nova, até o seu encerramento, na sexta-feira à tarde.

Durante os dois dias de realização do evento serão apresentados os programas de prevenção #Tamojunto, Jogo Elos e Fortalecendo Famílias para os gestores das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social de Parnamirim, Natal e Mossoró. O objetivo é que os programas sejam implantados nos respectivos municípios e na rede estadual.

A oficina contará com a presença da coordenadora de Programas de Prevenção da Senad/MJ, Andréa Leite, que na abertura do evento abordará o tema “Prevenção do uso prejudicial de drogas: avanços e entraves”. Logo após, as supervisoras do Ministério da Saúde farão uma exposição sobre cada um dos programas de prevenção mencionados. Na programação (que pode ser conferida abaixo) ainda constam oficinas vivenciais, debates e elaboração de planos de ação para implementação dos programas nos municípios.

O projeto Transformando Destinos visa buscar estratégias de enfrentamento às drogas e suas consequências, a partir da integração de setores e é conduzido em parceria pelos Caops Saúde, Cidadania, Criminal e Infância, Juventude e Família, com o apoio da Ampern e da Cosern.

SERVIÇO:

Endereços

PGJ – Rua Promotor Manoel Alves Pessoa, 97, Candelária (em frente ao condomínio Green Village, que fica na Jaguarari).
Ampern – Av Amintas Barros, n 4175, Lagoa Nova. Natal.

Programação

Quinta-feira (20/08)

Na PGJ (só pela manhã)

9h – Acolhimento

9h15- Prevenção do uso prejudicial de drogas: Avanços e entraves – Andréa Leite – Coordenação de Programas de Prevenção (SENAD/MJ)
9h40 às 12h – Apresentação dos Programas Fortalecendo Famílias, Jogo Elos e #Tamojunto: Princípios básicos, forma de implantação, participação dos entes federados.
Viviane Paula Rocha – Supervisora do Programa Fortalecendo Famílias (MS)
Daniela Piconez e Trigueiros – Supervisora do Programa Jogo Elos (MS)
Debora Pereira Massarante- Supervisora do Programa #Tamojunto (MS)

12h às 13h30 – Intervalo

Na Ampern

13h30 – Apresentação do Vídeo “Conexão Prevenção” (15 min)

13h45 às 17h – Oficina vivencial dos Programas Fortalecendo Famílias, Jogo Elos e #Tamojunto

17h às 17h30 –Debate e encerramento

Sexta-feira (21/08)

Na Ampern

9h às 10h30 – A implementação dos Programas de prevenção – o processo de adoção e passos necessários

10h30 às 12h – Devolutiva dos gestores quanto aos programas: Perspectivas de implantação nos municípios participantes – Andrea Leite

12h às 13h30 – Intervalo

13h30 às 17h – Elaboração do plano de ação para a implementação dos programas nos municípios (Para aqueles os municípios que decidiram implantar os programas)

17h às 17h30- Encerramento com sumário do processo de implantação dos programas (Para os municípios que decidiram implantar os programas)

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo