A iniciativa visa oferecer uma “loja de rua” destinada a doação de itens de vestuário e outras necessidades à população desabrigada
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte é um dos apoiadores da ação social “249th Street Store”. A campanha visa oferecer à população desabrigada uma “loja de rua” voltada à doação de roupas de cama, itens de vestuário e calçados, buscando devolver a essas pessoas, a dignidade adquirida através do poder da escolha, mesmo em se tratando de uma escolha simples, como a do que vestir.
O projeto foi criado em janeiro de 2014 na Cidade do Cabo, África do Sul. Os fundadores resolveram compartilhar esse modelo de ação social, que é passível de execução por qualquer indivíduo que tenha interesse, a partir do cadastro no site oficial do The Street Store e da assinatura dos termos de compromisso.
Em Natal, amigos se reuniram pra idealizar e realizar a ação, formando o grupo Bem Vestir e assim, executar o evento oficial nº 249 da ação em todo o mundo.
A parceria com o MPRN consiste na arrecadação exclusiva de colchas, mantas e lençóis, tendo em visto o grande número de doações dos itens de vestuário já arrecadados. As doações serão recebidas até o dia 17 de setembro na Procuradoria-Geral de Justiça, localizada à Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, nº 97 – Candelária, e na Sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Natal situada à Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 550 – Tirol.
O 249th Street Store – Natal acontecerá no dia 19 de setembro de 2015, sábado, das 9h às 17h, na calçada da Rua Açu, no quarteirão entre a Av. Deodoro da Fonseca e a Rua Floriano Peixoto (calçada da Catedral Metropolitana de Natal). Além dos endereços do MPRN, o grupo Bem Vestir possui uma lista de outros pontos de coleta das doações em sua fan page do Facebook (Grupo Bem vestir).
A equipe do evento já conquistou 250 voluntários que trabalharão no dia do evento como “vendedores”. A intenção é atender os “clientes” com respeito, cuidando para que eles tenham a oportunidade de escolher suas roupas adequadas ao tamanho, necessidade e preferência.
A ação já ocorreu em centenas de cidades ao redor do mundo, de países como: Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Gana, Honduras, Índia, México, Noruega, Reino Unido e Senegal. Sendo que, as experiências brasileiras ocorreram nas cidades como: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Clique aqui e confira o cartaz da campanha