Realizado durante todo o dia, no anexo do MP na rua dos Tororós, encontro contou com a presença de representantes dos MPs do Nordeste, reunidos afim de subsidiar regulamentação para unidades de controle interno no âmbito do Ministério Público brasileiro
O Ministério Público do Rio Grande do Norte sediou, durante todo o dia desta quinta-feira (9), o Encontro Regional Nordeste de Controle Interno, uma inciativa da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CCAF-CNMP). O evento foi realizado no anexo do MPRN localizado na rua dos Tororós e teve como objetivo discutir e conhecer o funcionamento das Unidades de Controle Interno dos MPs da Região, bem como de outras regiões brasileiras, a fim de reunir subsídios para elaboração de proposta de regulamentação nacional para as unidades de controle interno.
Acompanhado do Chefe de Gabinete, promotor de Justiça Alexandre Frazão, o Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis Lima abriu o encontro ressaltando que a iniciativa tem o objetivo de identificar as dificuldades, boas práticas, pontos negativos e positivos relativos aos funcionamentos das Unidades de Controle Interno, para que, a partir daí, a CCAF possa elaborar um modelo de funcionamento que sirva de padrão para todos os MPs.
Em seguida, o Assessor Especial da Controladoria Interna do MPRN, Cleverson Antônio Fagundes de Paiva, apresentou a estrutura e funcionamento do setor no Ministério Público Estadual local.
Ao abrir o encontro pela manhã, Rinaldo Reis, desejou boas-vindas a todos os participantes, cumprimentando especialmente o Procurador da República do Ministério Público Federal e Membro Auxiliar da CCAF-CNMP Márcio Barra Lima, e ao Analista de Controle e Assessor da CCAF-CNMP Igor Vidal Araújo.
À tarde, as atividades contaram com a participação do Ministério Público Estadual da Bahia, representado pela promotora de Justiça Ediene Santos Lousado e da Assistente de Auditoria Interna e Secretária Executiva da Controladoria Interna, Karina Leão Fraga. Representantes de MPs de outros Estados também falaram durante o encontro.
O Encontro Regional Nordeste de Controle Interno contou com a participação dos Ministérios Públicos dos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. O evento está em sua segunda edição, e também já foi realizado na região Norte. A proposta de regulamentação será apresentada ao CNMP após contemplar discussões em todas as regiões brasileiras.