Home » Notícias » Pessoa Com Deficiência » MP firma TAC para tornar conselho tutelar acessível

MP firma TAC para tornar conselho tutelar acessível

Compartilhar
Imprimir

Laudo feito pelo MPRN constatou que as instalações do Conselho Tutelar de Serra do Mel não obedecem às normas de acessibilidade, como estabelecido pela ABNT; adequações devem ser implementadas em seis meses


A prefeitura de Serra do Mel se comprometeu a adequar a sede do Conselho Tutelar do município às normas de acessibilidade estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NBR), no prazo de seis meses. É o que ficou acordado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o prefeito de Serra do Mel, Fábio Bezerra de Oliveira, e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 18ª Promotoria de Justiça de Mossoró.

Conforme apresentado no laudo feito pelo Núcleo de Apoio Técnico Especializado (Nate/MPRN), as instalações do conselho não estão de acordo com a norma 9050 da ABNT. A calçada do estabelecimento apresenta vários desníveis e não foram encontradas guias rebaixadas para a travessia de pedestres. A rampa que dá acesso ao conselho não possui sinalização tátil para deficientes visuais e a porta principal possui largura de 74cm, inferior ao que é estipulada pela norma (80cm) para a passagem de cadeirantes.

Outras irregularidades observadas dizem respeito à falta de sinalização tátil e sonora que deveriam ser fixadas nas portas, bem como a inexistência de banheiros para pessoas com deficiência, já a que unidade tem apenas um banheiro e não é acessível. De acordo com o que está previsto no artigo 22 do Decreto nº 5296/2004, toda construção, reforma ou ampliação deve dispor de pelo menos um banheiro acessível para cada sexo, com entrada independente.

A perícia constatou que não existem vagas de estacionamento para pessoas com deficiência nem para o público em geral. Foi concluído que o local onde está instalado o Conselho Tutelar de Serra do Mel não atende ao que é exigido pela norma de acessibilidade e necessita de intervenções para se adaptar ao uso por pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.

Caso a Prefeitura de Serra do Mel não conclua as obras de acessibilidade em seis meses, estará sujeita ao pagamento de multa diária no valor de R$ 500. O valor será revertido para o Fundo Estadual do Idoso do Estado do Rio Grande do Norte.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo